MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LAERTE


Laerte Coutinho nasceu em São Paulo em 10  de junho de 1951.

Cartunista e jornalista, ainda nos anos 1970 trabalhou na revista paulistana Singular e Plural e por décadas trabalhou como cartunista na Folha de S. Paulo. 

Estudou comunicações e música na ECA/USP e o Curso Livre de Desenho na Fundação Armando Álvares Penteado. Também atuou nas publicações Balão, que ele fundou com Luiz Gê e O Pasquim, além das revistas Veja e IstoÉ.

Criou diversos personagens como os Piratas do Tietê, Overman e Los Três Amigos para as tirinhas de jornais e revistas.

Em 1974, ganhou o primeiro prêmio no 1º Salão Internacional de Humor de Piracicaba,com a charge “O Rei Estava Vestido”.  Fundou a Oboré, agência especializada em produzir material de comunicação para os sindicatos.

No fim da década de 1980 publicou tiras e histórias em quadrinhos nas revistas Chiclete com Banana; Geraldão e Circo. Em 1985, lançou seu primeiro livro, O Tamanho da Coisa, uma coletânea de suas charges.

Laerte também atuou como roteirista em diversos programas da TV Globo, escrevendo scripts para os programas humorísticos “TV Pirata” e “Sai de Baixo“, além do programa infantil “TV Colosso”.

Em 2012, Laerte foi protagonista do curta-metragem “Vestido de Laerte”, dirigido por Cláudia Priscilla e Pedro Marques. O filme foi vencedor nas categorias melhor curta e melhor direção do Festival de Cinema de Brasília de 2012.

Em 2015, ele contribuiu com o documentário da cineasta Miriam Chnaiderman, “De Gravata e Unha Vermelha”, filme que relata a realidade de transexuais, travestis e transgêneros, adeptos do crossdressing.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação