MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


KLÉBER AFONSO


João Carlos Petrucci da Silva Tavares nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 20 de dezembro de 1930.

Adotou o nome artístico de Kleber Afonso e foi ator, diretor, roteirista, radioator e produtor.

A carreira começou no Teatro no final dos anos 1950, quando interpretou e dirigiu o espetáculo “A Ilha do Tesouro“, e logo depois realizou uma montagem infantil de “Pinocchio”. Alguns anos depois se destacou nos palcos nacionais com “Caiu o Ministério”; “Lua de Mel no Motel”; “Um Edificio Chamado 200”; “As Hienas” e “Movimento Zero Hora:Estórias Urbanas”.

Trabalhou na TV Cultura nos seus primeiros anos, na década de 1960, em programas como “Quando Menos Se Espera”; “Sombras do Terror” e “Encontro com a Vida”.

No Cinema começou atuando em filmes de Mazzaropi, e fez “As Aventuras de Pedro Malazartes”; “Casinha Pequenina”; “O Lamparina”; “Meu Japão Brasileiro”; “O Corintiano” e “Betão Ronca Ferro”.  Fez também algumas pornochanchadas como “O Conto do Vigário”;  “O Poderoso Machão”; “Clube das Infiéis”; “A Carne”, e participou do primeiro filme de Hector Babenco, “O Rei da Noite”, ao lado de Paulo José e Marília Pêra.

Kleber Afonso foi o primeiro a fazer um programa radiofônico, especialmente direcionado ao público gay. Isso aconteceu em 1980.

Na Televisão ele marcou presença nas novelas: “Mulheres de Areia”; “As Divinas e Maravilhosas”; “O Machão”; “Ídolo de Pano” e “Vila do Arco”, todas na TV Tupi e na minissérie “Moinhos de Vento” na TV Globo.

Kleber Afonso foi vitimado por um tumor cerebral e veio a falecer em 05 de junho de 1983, com apenas 52 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação