MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


KIKO JAESS


Nascido Jorge Liered Jaess, em 08 de janeiro de 1942, na cidade de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, ele era filho de imigrantes húngaros.
Se formou pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e adotou o nome artístico de Kiko Jaess. Começou a carreira no Teatro Paiol, como assistente de direção de Flávio Rangel no espetáculo “Abelardo e Heloisa”, estrelado por Miriam Mehler e Perry Salles.
Se destacou como importante diretor teatral e foi indicado e ganhou os principais prêmios dos nossos palcos como o APCA, o APETESP, o Governador do Estado e o Helena Silveira.
Dirigiu grandes espetáculos como “A Capital Federal” em 1972; “Um Bonde Chamado Desejo” em 1974; “Gata em Teto de Zinco Quente” em 1978; “Como Agitar Seu Apartamento” em 1980; “Oito Mulheres” em 1983; “Oh! Cálcutta!” em 1985;  “De Repente no Último Verão” em 1990; “Família Muito Louca” em 1996; “Anjo Proibido – Nelson Rodrigues” em 2000; “Peter Pan e Pinóquio Salvando a Natureza” em 2002 e  “Mágico de Oz, o Musical” em 2006, entre outros.
Também escreveu sete espetáculos para os palcos, tanto adultos como infantis, com destaque para “Gandhi, Muito Prazer”; “A Raposa Americana”; “A Vênus Platinada” e “As Aventuras de Peter Pan e Pinóquio Salvando a Natureza”.
Na Televisão ele dirigiu vários teleteatros no programa “Teatro 2″, na TV Cultura, sob a orientação de Antunes Filho, entre eles, “Soroco sua Mãe sua Filha”; “Sonata” e “Beata Maria do Egito”.
Kiko Jaess faleceu em São Paulo, em 25 de maio de 2020, em função de um câncer.
 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação