MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


KARIN AINOUZ


Karin Ainouz nasceu em Fortaleza, capital do Ceará, em 17 de janeiro de 1966.

Começou a carreira no cinema como co-roteirista de filmes como “Abril Despedaçado” do diretor Walter Salles e “Cidade Baixa” de Sérgio Machado.

O sucesso veio com o impactante longa “Madame Satã“, em 2002,estrelado por Lázaro Ramos,um sucesso de crítica e de bilheteria.

Em seguida apresentou o premiado “O Céu de Suely” e “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo” e ambos foram apresentados no Festival de Veneza representando o Brasil.

Em 2011, seu longa “O Abismo Prateado” estreou mundialmente no Festival de Cannes, na França,  na Quinzena dos Realizadores, e recebeu o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cinema do Rio.

O sucesso seguinte foi “Praia do Futuro“, filmado no Brasil e na Alemanha, e estrelado por Wagner Moura, em 2014 e que estreou na Competição Oficial do 64° Festival de Berlim.

Ele foi jurado da Competição de Curtas-metragens do 65° Festival de Cannes; do 63º Festival de Berlim e foi presidente do júri do Festival de Cinema do Rio.

Na Televisão, Karin Aïnouz escreveu e dirigiu a  série “Alice” em parceria com Sergio Machado, para a HBO. E desde 2017 ele é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) dos Estados Unidos.

Recebeu o Premio Prime de Cultura da revista Bravo por seu filme “O Céu de Suely” em 2006, e em 2019, seu filme “A Vida Invisível”, baseado no romance de Martha Batalha, foi escolhido para representar o Brasil, na pre-indicação dos filmes que concorreram ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2019.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação