MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


KALMA MURTINHO


Maria Carmen Braga Murtinho, ou simplesmente Kalma Murtinho, nasceu no Rio de Janeiro, em 15 de agosto de 1920.

Bem jovem ingressou no Teatro Tablado , onde teve como mestra a dramaturga Maria Clara Machado. Logo já fazia os figurinos de históricas peças do Tablado como “Pluft , o Fantasminha” e “O Rapto da Cebolinhas”, dois clássicos do repertório de Maria Clara.

Em 1959 , interpretou ao lado de Maria Sampaio, Fernanda Montenegro, Aldo de Mayo, Norma Blum, Monah Delacy e Napoleão Moniz Freire, a peça  “O Tempo e os Conways” de J.B.  Priestley, com produção de Sergio Britto, no Grande Teatro da TV Tupi do Rio de Janeiro.

Na década de 1970 chega a Rede Globo, onde desenha bonitos figurinos para as novelas “Duas Vidas” de Janete Clair; “Espelho Mágico” de Lauro Cesar Muniz; “Saramandaia” de Dias Gomes e  “O Astro” de Janete Clair, dentre outras.

Na história do Teatro Brasileiro são marcantes seus trabalhos nos figurinos em peças como “O Rei de Ramos” de Dias Gomes, com direção de Flavio Rangel  e “As Lagrimas Amargas de Petra von Kant”, da obra do cineasta Fassbinder, dirigida por Celso Nunes.

Ela recebeu importantes prêmios teatrais como o ABCT (Associação Brasileira de Criticos Teatrais), Mambembe e  Shell (inclusive um honorário em 2006).

Kalma Murtinho faleceu aos 93 anos, no Rio de Janeiro, em 20 de outubro de 2013.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação