MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JURANDYR NORONHA


Jurandyr Passos Noronha nasceu na mineira Juiz de Fora, em 05 de março de 1916.

Com pouco mais de vinte anos, ingressou como jornalista em revistas culturais, e logo se transformou em critico de cinema nas conceituadas revistas “Cinearte” e  “A Scena Muda”, ambas sediadas no Rio de Janeiro e também no jornal “Diário Trabalhista”.

Nos anos 1940, ingressa no  Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE ), trabalhando ao lado do professor Edgard Roquette Pinto (o Diretor Geral) e do cineasta Humberto Mauro (que dirigia vários documentários de caráter educativo realizados pelo INCE).

Testemunhou também o desenvolvimento da TV Tupi, canal 6 do Rio de Janeiro, se destacando como um importante cinegrafista da história desta emissora. Autor dos livros “No Tempo da Manivela” de 1987;  “Pioneiros do Cinema Brasileiro” de 1994 e “Dicionário dos Imigrantes do Cinema Brasileiro” de 2014.

Dirigiu os documentários “A Evolução da Arquitetura no Brasil”; “Evolução dos Transportes no Brasil” e “Minas, Antiga e Moderna”, os três de 1942, além de “Variações sobre Música Popular” de 1943.

Foi roteirista, cinegrafista, montador e diretor dos médias-metragem “O Esforço de Guerra do Brasil” (1944) e “A Volta dos Pracinhas” (1946). Diretor também dos longas “Panorama do Cinema Brasileiro” (1968); “Cômicos e Mais Cômicos” (1971) e “70 anos de Brasil” (1975).

No Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, ele gravou um depoimento, onde comenta a trajetória profissional ao lado de outros cineastas que construiram a Cinematografia Nacional.

Jurandyr Noronha faleceu em 10 de maio de 2015, pouco depois de comemorar os seus 99  anos, no Rio de Janeiro.




 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação