MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JÚLIO LERNER


Júlio Lerner nasceu em 07 de agosto de 1939, emSão Paulo. Era um menino muito inteligente, e quando cresceu fez Direito, naFaculdade São Francisco. No entanto, sempre sentiu muita atração pelatelevisão. E aí começou cedo. Atuou nos teatros infantis, na pioneira TVTupi, nos programas de Tatiana Belinky e seu marido Júlio Gouveia.

Daficção passou para a apresentação de programas, na TV Bandeirantes.Quem olevou para lá foi Walter George Durst. Depois, porém, foi atraído pelojornalismo. E trabalhou como repórter internacional, sempre na Bandeirantes,sob a chefia de Alexandre Kadunc. Assim viajou por vários países. Ficou famosopor suas entrevistas e especialmente por uma que fez com o presidente socialistachileno Salvador Allende e ela foi ao ar exatamente na época da ditadura noBrasil.

Em 1972 Lerner foi para a TV Cultura,onde criou o programa: “Homensde Imprensa”. Esse programa foi premiado com o Troféu HelenaSilveira e com o Prêmio da Associação Paulista de críticos de Arte. E elepessoalmente foi considerado o melhor Repórter de TV. Criou ainda oprograma:”Proposta”.

Em 1973 Lerner já juntou a José Ramos Tinhorãoe produziu:”Muitas Histórias da MPB”. Essa série ganhou um prêmioAPCA de pesquisa. No ano seguinte Lerner produziu e apresentou:”O Choro dasSextas- feiras”,com o Conjunto Atlântico, que também ganhou um PrêmioAPCA. Em 1975 Lerner apresentou e produziu uma série de documentários, com otítulo: “Os Mil Povos de São Paulo”. Na década de 80, Lerner foi também membro do conselho do MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, ao lado de Walter George Durst e outros.

Júlio Lerner sempre foi identificado coma TV Cultura, por prestar a ela sua qualidade, sua inteligência O programa”Panorama”, então diário, passou a ser uma espécie depós-graduação para os jovens estudantes de Comunicação, que com elecolaboravam. E na série de musicas, fez: “A noite doChoro”, A Alegria do Choro”e “TV 40 anos”, em homenagem aos40 anos da TV no Brasil.

Júlio Lerner morreu aos 67 anos, em30 de junho de 2007, em São Paulo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação