MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JULIO HUNGRIA


Julio Hungria nasceu em 22 de dezembro de 1938, com o nome de Julio Andre Hajdu Hungria.

Talento precoce da imprensa, com pouco mais de vinte anos já estava se destacando na Radio Jornal do Brasil do Rio de Janeiro  (onde trabalhou por catorze anos),  e em 1963, já era um dos produtores jornalísticos do inovador programa de entrevistas, concebido por Fernando Barbosa Lima e Borjalo na Tupi do Rio de Janeiro, intitulado “Os Dez Mais”.

Também trabalhou com sucesso na TV Rio, quando o  programa jornalístico “TV de Vanguarda” foi exibido no canal 13 da Guanabara em 1969, com direção de Jornalismo de Fernando Barbosa Lima.

Ele foi parceiro musical do maestro Astor Silva na música “Não Quero Mais“, que foi gravada no histórico disco de Elza Soares, “Se Acaso Voce Chegasse” no ano de 1960. Também foi produtor musical na Gravadora Odeon e também na  Gravadora Philips e foi crítico de MPB de O Pasquim, realizando históricas entrevistas para esse semanário carioca.

Trabalhou em importantes jornais cariocas como Ultima Hora (onde foi o editor do Suplemento Cultural entre 1975 e 1978); Jornal do Brasil (onde foi o critico de MPB entre 1967 e 1974)  e Correio da Manhã (onde trabalhou ao lado de Carlos Heitor Cony, Van Jafa  e Moniz Vianna).

Também publicitário, foi pioneiro na Internet, criando o site Blues Blue em 1995. Julio Hungria faleceu aos 76 anos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, tendo sido sepultado no Cemitério São João Batista.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação