MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JÚLIA MIRANDA


Júlia Cordeiro de Miranda nasceu em Itapetininga, no interior paulista, em 10 de fevereiro de 1940

No Cinema estreou no clássico “O Caso dos Irmãos Naves” em 1967, o segundo filme dirigido pelo paulistano Luis Sergio Person, protagonizado por Juca de Oliveira e Raul Cortez.

No Teatro estreou no mesmo ano na montagem de “Marat Sade” e ainda nos palcos esteve em “Um Dia na Morte de Joe Egg”; “A Cozinha”; “O Milagre de Annie Sullivan”; “Os Mistérios do Amor” e “Cordão Umbilical”, a peça de estréia de Mario Prata, ao lado de Cacilda Lanuza e Enio Carvalho.

Ainda no Cinema se destacou no premiado “O Profeta da Morte” de Maurice Capovilla, em 1969; em “Audácia” em 1970 e em “Ed Mort, um Detetive Brasileiro” em 1993, seu último trabalho.

Na Televisão, Julia Miranda atuou em importantes novelas, como “Super Plá” de Bráulio Pedroso, com direção de Walter Avancini em 1969, e “O Preço de Um Homem” em 1971, na TV Tupi, e em 1976 estava no elenco da novela “Despedida de Casado”, da TV Globo, que foi proibida pela Censura.

Em 1979 fez parte do elenco de “Feijão Maravilha“, outra novela de Bráulio Pedroso, exibida pela TV Globo, e em seguida foi para o “Sítio do Picapau Amarelo” onde atuou nos episódios de 1980. Ainda na TV Globo fez o seriado “Obrigado Doutor“; vários  “Você Decide” e “Caso Verdade” e a novela “Barriga de Aluguel”.

Na TV Manchete se destacou na novela de José Louzeiro, “Corpo Santo” em 1987, dirigida por José Wilker.

Júlia Miranda faleceu em São Paulo, aos 76 anos de idade, em 07 de março de 2016, vitimada por um acidente vascular cerebral (AVC).

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação