MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JUCA KFOURI


José Carlos Amaral Kfouri, conhecido como Juca Kfouri, nasceu em São Paulo, capital, em 4 de março de 1950 e se tornou um importante jornalista especializado em esporte.

Juca Kfouri cursou Ciências Sociais, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo.Em 1970, logo após formado, foi convidado para trabalhar no Departamento de Documentação, da Editora Abril, onde chegou a chefe de departamento. Foi quando se voltou ao jornalismo esportivo, pois passou em seguida para chefe de reportagem da revista ” Placard”. Foi então que foi para a Televisão Tupi de São Paulo,como jornalista esportivo, mas ficou apenas três meses, pois a emissora atrasou pagamentos e Juca pediu demissão.Foi logo convidado para ser editor de projetos especiais e em seguida diretor de redação da revista “Placard”, cargo que ocupou por muito tempo.

Juca Kfouri ficou famoso quando, em 1982, denunciou a chamada: ” Máfia da Loteria Esportiva”. A matéria, feita pelo jornalista Sérgio Martins, e supervisionada por Juca, que era o chefe da redação, quase ganhou o “Prêmio Esso – de Jornalismo”,tão importante foi. E rendeu muitos outros assuntos e matérias. Começou a aparecerem ” investigações” no esporte e Juca chegou até a receber ameaças, em telefonemas anônimos. Foi um verdadeiro ” furo” de reportagem a tal matéria.

Além dessa matéria, também foi importante trabalho feito com Pelé, em que o jogador denunciava corrupção da CBF. E Juca fez com que, pela primeira vez no jornalismo, fosse citada a palavra: ” camisinha”, na reportagem. Mas, em 1995, Juca foi proibido de apresentar denúncias contra Ricardo Teixeira e Eduardo José Farah, envolvidos em negócios com o lançamento da emissora de TV a cabo, a TVA. Desgastado com o Grupo Abril, Juca Kfouri saiu do ” Placar”, em 1995.

Na televisão,além da rápida passagem pela Tupi,em 1978, Juca foi comentarista na TV Record, em 1982,no SBT, de 1984 a 1987, e da TV Globo, de 1988 a 1994. Ainda participou do programa:” Cartão Verde”, na TV Cultura, que era uma importante mesa redonda. Nesse programa ele ficou de 1995 a 2000. Foi então contratado pela Rede TV!, onde apresentou o: ” Bola na Rede”. Ficou na emissora até 2003 e voltou à Cultura. Depois foi contratado pela ESPN, emissora de esportes, onde está até hoje(2011),atuando também na ESPN Internacional, onde faz o programa: ” Juca Entrevista”. Apresentou ainda na CNT, o programa: “Juca Kfouri”.

Como colaborador de jornais escrito, foi cronista de ” O Globo”, da ” Folha de São Paulo”, do diário: “Lance”. É ainda contratado pela UOL, onde mantém um blog, que já ultrapassou 135 milhões de visitas.

Em rádio, o jornalista teve participação na ” Rádio América,” e fez um programa na: ” Americansat”. Apresenta ainda o programa: ” CBN- Esporte Clube”.

Ele tem vários livros publicados, que são: ” Emoção Corinthiana; ” Corinthians, Paixão e Glória”, ” Meninos, Eu Vi”, ” O Passe e o Gol”, ” Por que Não Desisto- Futebol, Poder e Política”.

Juca Kfouri é casado com dona Leda, desde 1977 e eles têm quaro filhos: André,Daniel, Camila e Felipe, sendo que dois deles estão se voltando para a carreira jornalística.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação