MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JUAN DANIEL


Juan Daniel Ferrer nasceu em Barcelona, cidade da Espanha, em 20 de fevereiro de 1907.

Seu pai era fotógrafo e se mudou com a família para a Argentina, em 1913, e dez anos depois, aos 16 anos de idade, Juan Daniel começou a trabalhar em teatro de revistas como corista e bailarino. Aos poucos foi subindo e ganhando papeis mais importantes, como chansonnier e galã-cantor. Seu primeiro solo foi imitando o cantor americano Al Jolson, e ele tinha o rosto pintado de preto.

Em 1929, veio pela primeira vez ao Brasil, e artisticamente fazia dupla com Maria Ester Gamas. Era a Companhia Argentina de Revistas e se apresentou no Teatro Avenida, do Rio de Janeiro. Depois disso, Juan Daniel fez uma excursão de três anos pela América do Sul, só voltando ao Brasil com a Companhia Tró-Ló-Ló, do empresário e ator Jardel Jércolis. Juan Daniel fazia par com Lódia Silva, a esposa de Jardel Jércolis.

Em 1935, novamente Jardel Jércolis excursionou para a Europa com um espetáculo estrelado por Juan Daniel, e nessa temporada ele conheceu uma jovem cantora de nome Mary, que se apresentava com sua irmã Alba. Juan se apaixonou por Mary e eles se casaram na cidade de Vigo, na Espanha. Em 1936, correndo o risco de ser chamado para servir na Guerra Civil Espanhola, Juan voltou com Mary para o Brasil.

Juan Daniel , além de cantar, ficou sendo diretor artístico do Cassino Atlântico, e foi contratado pela Rádio Clube do Brasil e depois pela Rádio Globo.  Gravou pela RCA-Victor dois discos, e voltou a trabalhar com o empresário Jardel Jércolis e de 1941 a 1949, gravou 32 músicas, em várias etiquetas.

Em 1946, o presidente Eurico Gaspar Dutra fechou o jogo no Brasil. Isso causou muito desemprego para os artistas e Juan Daniel passou então a atuar em circos e no teatro, principalmente no “Teatrinho Jardel”, ao lado de Mara Rúbia e Renata Fronzi. Em 1949, formou a Companhia Juan Daniel, e sempre junto com sua mulher Mary, construiu o Teatrinho Follies.

Sete anos depois disso, Juan Daniel foi chamado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e entrou como produtor na Rede Globo de Televisão Entre outras coisas, colaborou na organização dos Festivais Internacionais da Canção.

Do casamento de Juan Daniel e Mary, nasceram dois filhos, um deles Daniel Filho, que se tornou famoso como diretor e ator da Rede Globo de Televisão. Em 1995, Juan Daniel comemorou suas Bodas de Diamante, com Mary.

Ele atuou em tres filmes: “A Cama ao Alcance de Todos”; “O Casal” e “O Mistério de Robin Hood”, este último ao lado dos Trapalhões em 1990.

Na Televisão ele estreou como ator em 1970, na novela “A Próxima Atração”, e depois atuou também em “Assim na Terra Como no Céu”; “Minha Doce Namorada”; “Selva de Pedra”; “O Bofe”; “O Bem Amado”; “Corrida do Ouro”; “Pecado Capital”; “O Casarão”; “O Astro”; “Pecado Rasgado”; “Feijão Maravilha”; “A Gata Comeu” e nas minisséries “Anos Dourados” e “Desejo”.

Juan Daniel faleceu em 27 de outubro de 2008, de insuficiência renal, no Rio de Janeiro, com 101 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação