MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOTA SILVESTRE


Jota Silvestre, de todos os Mestres de Cerimônia da televisão, foi o que ganhou maior notoriedade nacional. Não tinha formação universitária, mas era de uma inteligência vivaz, rápida, própria para dominar situações de auditório. Isso não quer dizer, porém, que tenha tido ascensão rápida. Veio do interior de São Paulo, nascido na cidade de Salto,interiorde São Paulo, em 14 de dezembro de1922. Antes de entrar em rádio, foi umsimples escriturário.

Em 1941 começou com Walter Forster na Rádio Bandeirantes de São Paulo, como radioator, mas era também sonoplasta, contra-regra, e depois ensaiador e redator.

Foi contratado para a Rádio Tupi em 1949. Na TV Tupi começou a escrever novelas e ao mesmo tempo aparecer como ator. E era também Mestre de Cerimônias., nome que se davaà época, para os locutores que faziam a apresentação dos grandes programas.Foi ele quem apresentou, entre outros: “Voz de Ouro ABC”.Escreveu várias e importantesnovelas para a Televisão Tupi de São Paulo.

Bonito, moreno, sua grande chance aconteceu quando foi para o Rio de Janeiro e passou a apresentar muitos programas de auditório. Apresentou vários deles, sendo o principal: “O céu é o limite”, que era transmitido já pela Rede Nacional de Emissoras Associadas. Continuou como Mestre de Cerimônias, sempre. Radicou-se depois nos Estados Unidos, por vários anos, com sua família. Lá montou com seufilho uma produtora de programas de televisão.

Jota Silvestre faleceu nos EstadosUnidos, onde tinha fixado residência, em 2000.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação