MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOSÉ VICENTE


José Vicente de Paula nasceu em Alpinópolis, Minas Gerais,em 09 de setembro de 1945.

Entrou para o seminário por gosto da família, mas abandonou o mesmo em 1964 e veio para São Paulo estudar. Na capital paulista cursou dois anos de Direito e depois optou por Filosofia, se formando na Universidade de São Paulo (USP).

Em 1967, escreveu sua primeira peça teatral, “Santidade“, que acabou sendo montada com direção de Fauzi Arap, mas foi censurada pelo governo militar na estréia, por colocar em xeque a questão da vocação religiosa de um seminarista e mexer com os valores da religião católica.

Dois anos depois ele estreou como autor nos palcos, efetivamente, com a montagem de “O Assalto” no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro, com direção de Fauzi Arap e com Rubens Correa e Ivan de Albuquerque no elenco. Por esse espetáculo ele é agraciado com o Prêmio Moliére e o Golfinho de Ouro como melhor autor em 1968.

O seu maior sucesso nos palcos veio com o espetáculo “Hoje é Dia de Rock”, em 1971, dirigido por Ivan de Albuquerque, logo depois que virou Teleteatro na TV Cultura, com direção de Silvio de Abreu. O espetáculo lhe proporcionou o segundo Troféu Moliére como melhor autor teatral.

Ele ainda escreveu os espetáculos “A Chave de Minas”; “Ensaio Selvagem” e “Rock and Roll” e em 1984 lançou o livro “Os Reis da Terra”, sua autobiografia pela Editora Nova Fronteira.

José Vicente faleceu em 21 de setembro de 2007, vítima de um ataque cardíaco fulminante. aos 62 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação