MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOSÉ RAMOS TINHORÃO


José Ramos Tinhorão nasceu na cidade de Santos, litoral paulista, em 7 de fevereiro de 1928. Ele é jornalista, crítico e pesquisador musical.

Em 1938, Tinhorão passou a morar no Rio , onde formou-se na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. e em seguida, na Faculdade de Filosofia da Universidade Nacional, formou-se em Jornalismo.

A partir de 1951, trabalhou em diversos veículos de comunicação, como a ” Revista da Semana”,no Rio; “Revista Guaíra”, no Paraná; jornal ” Última Hora”, revistas ” Veja”, ” Senhor”, além das emissoras de televisão TV Globo e TV Rio”, no Rio de Janeiro.

José Ramos Tinhorão é também escritor. Lançou , em 1966, seu primeiro livro e depois mais vinte, quase todos sobre a história da música popular brasileira.

Ele foi redator dos ” Cadernos de Estudos Brasileiros”, ” Caderno B”, do ” Jornal do Brasil”, onde trabalhou de 1975 a 1980. Foi nessa época que se envolveu com polêmicas com Paulinho da Viola.

Tinhorão era realmente conhecedor da musica popular. Ele possuía 6,5 mil discos de 76 e 78 rpm, que foram lançados comercialmente de 1902 a 1964 e 6.000 Lps e discos de 33 rpm, com datas de lançamento de 1960 a 1980.

O acervo de José Ramos Tinhorão foi comprado pelo Instituto Moreira Salles, que o digitalizou e o disponibilizou ao público pela internet.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação