MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOSÉ DUMONT


José Dumont é conhecido como Zé Dumond. Ele nasceu no estado de Paraíba, na cidade de Belém, em 1º de julho de 1950.Seu pai se chamava Severino do Monte, e, por capricho ou erro do escrivão do cartório, ele recebeu o sobrenome afrancesado de Dumont, Era de família bem pobre e não foi à escola. Aprendeu a ler e a escrever com livretos de cordel, que existem muito no nordeste brasileiro.

Seu primeiro trabalho em arte foi no cinema,participando do filme ” Morte e Vida Severina”, em 1977. No mesmo ano fez : ” Lúcio Flávio, O passageiro da Agonia”. Em 78, fez: ” O Escolhido de Iemanjá” , ” Se Segura Malandro” , ” Tudo Bem” e” Coronel Delmiro Gouveia”. Quatro filmes no mesmo ano. Um sucesso. E logo aquele rapaz,que sem ser bonito, tinha um tipo bem brasileiro e era capaz de desempenhar vários papeis,ficou sedo conhecido como muito bom ator.Em 79, fez: ” A República dos Assassinos” e ” Amor Bandido”. Em 80 fez: ” J.S.Brownm O ùltimo Herói”, ” Gaijin- Os Caminhos Da Liberdade”, e ” Até A Última Gota”.Em 81, participou de: ” O Homem que Virou Suco”. Em 82: ” O Sonho Não Acabou” e ” Noites Paraguaia”. Em 83: ” O Cangaceiro Trapalhão” e ” Parahyba Mulher Macho”. Em 84:, fez: Memórias do Carcere” , ” o Baiano Fantasma” e ” Os Trapalhões e o Mágico de Oroz”. Em 85: ” A Hora da Estrela” e ” Avaeté”. Em 86:” Vento Sul” e” Tigipió, Uma Questão de Amor e Honra”. Em 87:” Running Out of Luck”. e ” Os Trapalhões no Auto da Compadecida”. Em 89:” Minas-Texas”. Em 90:” Mais Que A Terra”.Em 91: ” At Play In The Fiekds Of The Lord”. Em 98: ” Policarpo Quaresma, Herói do Brasil”, ” O Primeiro Dia” e ” Kenoma”. Em 99: ” Milagre em JUazeiro”. Em 2001: ” Abril Despedaçado”. Em 2003: ” Narradores de Javé” , ” As Tranças de Maria”, e ” Maria, Mãe Do Filho de Deus”. Em 2004: ” O Ùltimo Ráio de Sol” e “Irmãos de Fé”. Em 2005: ” Cidade Baixa”.Em 2006: ” O Sonho de Inaci” e ” 2 Filhos de Francisco”. Como se pode observar, Zé Dumont é um autêntico ator de cinema, fazendo de três a quatro filmes num só ano e todos com papeis relevantes.

Apesar disso, também participou de inúmeras novelas televisivas. Começou em 1981, com a adaptação para a televisão de: ” Morte e Vida Severina”. Em 82 na Rede Globo de Televisão, fez: ” Lampiâo e Maria Bonita”. Em 83: ” Bandidos da Falange” e ” Fernando da Gata”. Em 84, fez a minissérie: ” Padre Cícero” e a novela: “Corpo a Corpo “. Em 85: ” De Quina Para a Lua” e ” Grande Sertão -Veredas”, outra minissérie. Em 87, passou para a Rede Manchete , onde fez: ” Carmem”; ” Olho Por Olho”; ” Pantanal”; ” Rosa dos Rumos”; ” A História de Ana Raio e Zé Trovão”; ” Amazônia”; ” Guerra Sem Fim”: ” Tocaia Grande”; e ” Mandacaru”. Essa fase de Manchete durou dez anos,de 1987 a 1997. Depois Zé Dumont voltou à Globo e fez em 99: ” Terra Nostra”. Em 2003, fez: “A Casa das Sete Mulheres”, uma minissérie. Em 2005: ” América”.Em 2006, ele passou para a Record e fez: ” Cidadão Brasileiro”. Em 2007: ” Luz do Sol”e ” Caminhos do Coração”. Entre 2008 e 2009: ” Os Mutantes- Caminhos do Coração”. Em 2010, “Ribeirão do Tempo”.E em 2013, “Amor à Vida”.

Zé Dumont é detentor de vários troféus, como Melhor Ator. Em 1980, ganhou o” Festival de Havana”. E também o ” Kikito de Ouro”, por “Gaigin”. Em 81, mais uma Vez o ” Kikito de Ouro”, por ” O Homem Que Virou Suco”. Em 84, ganhou por : ” A Hora da Estrela”. Ganhou também no ” Festival de Brasília”, em 80 ,85 e 88. Em 1999, ganhou o ” Festival de Miami”, por ” Kenoma” e o ” Troféu APCA”, pelo memo filme.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação