MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOSÉ DE ABREU


José de Abreu, cujo nome deregistro é José Pereira de Abreu Junior nasceu em 24 de maio de 1946, nacidade mineira de Santa Rita do Passa Quatro. Aos 14 anos, mudou-se para SãoPaulo, e precisou ir trabalhar. Arranjou emprego como assistente de umlaboratório clínico e foi também office-boy, num escritório de advocacia.Logo, porém, interessou-se por teatro e estreou no Tuca, Teatro da UniversidadeCatólica, em São Paulo.

Foiem 1967, na peça “Morte e VidaSeverina”, de João Cabral de Melo Neto. Ao mesmo tempo cursava Direito naPUC, Pontifícia Universidade Católica. E fez também cinema. Em1968 fez”Anuska, Manequim e Mulher”. Sua carreira foi, porém,interrompida, pois José de Abreu teve militância política na UNE, pertenceuà Ação Popular , que dava apoio logístico à VAR-Palmares, que combatia oregime militar, com ações armadas. Para fugir de ser preso,José de Abreuexilou-se na Europa, em 1968, de lá só retornando em 1974. Ao mesmotempo, o jovem tinha sido adepto do “paz e amor”, da filosofia hippie,com suas viagens lisérgicas. Ao voltar da Europa, fixou-se em Pelotas, RioGrande do Sul, terra de Nara Keiserman, com quem José de Abreu estavacasado. E dessa união nasceram três filhos: Ana, Theo e Cristiano.

E parase sustentarem, ele e a mulher faziam shows, davam aulas, tendo por isso logomudado para a capital , Porto Alegre. Foi de José de Abreu a primeiramontagem de:”Saltimbancos”, de Chico Buarque , no Rio Grande do Sul.Em 1979, o ator fez: “A Intrusa”, filme feito em Uruguaiana, e que fezsucesso. O filme foi um trampolim, para que José de Abreu fosse convidado paraentrar no elenco da Rede Globo de Televisão.Em 1980 começou entãoum série grande de novelas. Fez:”As Três Marias”; “Parabénspra Você”; “Transas e Caretas”; “Anarquistas Graças aDeus”; “Corpo a Corpo”;”O Tempo e o Vento”;”Ti-Ti-Ti.”;”AnosDourados”; “O Outro”; “Bebê a Bordo”; “O PrimoBasílio”; “Tieta”. Após 10 anos de Rede Globo, e com umnome nacional, José de Abreu foi para a TV Manchete e fez, para começar, anovela:”Pantanal”. Depois fez:”O Canto das Sereias”;”Na Rede de Intrigas”; “Amazônia”. Em 1993, porém, voltouà Globo e mais uma vez participou de um número enorme de novelas,minisséries, fazendo então trabalhos importantes. Fez:”Renascer’;”Sonho Meu”; “História de Amor”; “A Indomada”;”Corpo Dourado”; “Força de Um Desejo”; Vila Madalena”;”A Muralha”; “Porto dos Milagres”; “Desejos deMulher”; “A Casa das Sete Mulheres”; “Malhação”;”Senhora do Destino”; “JK”; “Amazônia”.”Desejo Proibido”, “Avenida Brasil”.

Ao mesmo tempo em que teve uma atuaçãoconstante em televisão, José de Abreu participou também em cinema noBrasil. Após aqueles filmes, do começo de sua carreira,antes de fazertelevisão, de 1982 em diante, o ator fez: “Os Campeões”; “Luzdel Fuego”; “Anjos de Arrabalde”; “Fulaninha”;”Rádio Pirata”; “Luiza Homem”; “OMentiroso”;”Faca de Dois Gumes”; “O Casamento dosTrapalhões”;”Mistério do Colégio Brasil”;”ManobraRadical”;”Oswaldianas’; “Lamarca”; “DocesPoderes”; “O Guarani”; “O Cineasta da Selva””Guerra dos Canudos”; “Mauá, o Imperador e o Rei”; “OPreço da Paz”; “JK-Bela Noite Para Voar”.

Com um currículo tão grande,tanto em televisão, como em cinema, José de Abreu tornou-se um grande nome,dentre os atores brasileiros. Respeitado por seu profissionalismo, seu carátere suas opiniões fortes,José de Abreu é um nome nacional.

José de Abreu foi casado comNara Keiserman, com quem tem 3 filhos; com a advogada Neuza Serroni, com quemtem um filho, de nome Rodrigo. E atualmente está casado com CamilaMosquella. Tem ainda o filho Bernardo, de um relacionamento que teve comAndréa Pontual.

Em 2009, ainda na Globo, fez a novela “Caminho das Índias” e a temporada de “Malhação”. Em 2011, “Insensato Coração”. Em 2012, “Avenida Brasil”. Em 2013, “Joia Rara”. E em 2014, “O Rebu”.

No cinema, esteve em “Vingança” (2008), “O Menino da Porteira” (2009), “E Ai…Comeu?” (2012) e “Meu Pé de Laranja Lima” (2013).

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação