MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOSÉ CASTELLAR


José Castellar nasceu em Recife em 1924. Foi para o Rio de Janeiro ainda menino e com 14 anos começou a escrever críticas de cinema para um “Suplemento Juvenil”. Nunca mais parou de escrever. Sua paixão pelo cinema levou-o ao rádio, onde escreveu inúmeras novelas. Foi contratado diretamente por agências de publicidade, para escrever para o rádio. Começou a fazer novelas. E esteve na Gessy, Palmolive, Lever, Eucalol. Logo José Castellar mudou-se para São Paulo e se tornou, além de autor, diretor de novelas. Tinha um fôlego interminável. Em 1945 casou-se com Maria José, que adotou o nome de Heloísa Castellar e passou a ser companheira do marido como novelista.

José Castellar foi um dos fundadores da TV Tupi de São Paulo, a pioneira. Fez ali em 1952 a segunda novela da TV brasileira: “Um Beijo na Sombra”. Depois transferiu-se para a TV Paulista, e ali foi um dos grandes produtores, escrevendo e dirigindo vários programas de variedades . Depois deu início à TV Cultura. Junto com sua mulher, escrevia e dirigia programas culturais, como o “Nada Além de 2 minutos”. Ganhou diversos prêmios internacionais para a TV Cultura. No final de sua carreira, tornou-se consultor de criação da emissora. Até hoje ele é considerado pelos profissionais como um mestre.

As principais novelas e programas de José Castellar foram “Rosas Para O meu Amor”, “Direto ao Coração”, “O Último Inverno”, “Minha Boneca”, “Teledrama Três Leões”, “O Ultimo Inverno”,”Na Noite do Passado”, “Minha Devoção”, “Hino Ao Amor”, “O Ébrio”, “Papai Coração” e vários outros.

Jose Castellar faleceu em São Paulo em 12 de fevereiro de 1994.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação