MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOSÉ CANDIDO DA SILVA


José Cândido da Silva Sobrinho nasceu em 20 de outubro de 1935.

Ainda menor de idade, passou a trabalhar na Radio Tupi de São Paulo, a PRG-2, no princípio dos anos 1950. na função de contínuo. Por vinte e oito anos trabalhou no Departamento Administrativo das Emissoras Associadas de São Paulo, até o seu fechamento em 1980, chegando a função de gerente administrativo da empresa.

A partir da decretação da falência dos Diários Associados de São Paulo em 1981, José Cândido passou a se dedicar ao reconhecimento dos direitos trabalhistas e previdenciários das centenas de funcionários das Televisões, das Rádios, das Revistas e dos Jornais do Conglomerado Tupi, que em pouco tempo desapareceram.

Muito ajudado pelo pioneiro e advogado Walter Abrahão, que cedeu uma sala para José Candido desempenhar esse  trabalho, o sempre querido Zezinho da Tupi trabalhou muito para conseguir que o máximo de seus colegas de trabalho conseguissem se aposentar. E seu trabalhou logrou exito, pois com as suas incontáveis andanças na Justiça Trabalhista de São Paulo e no Sindicato dos Radialistas paulista, Zezinho conseguiu ajudar muitos ex-funcionários da TV Tupi, da revista O Cruzeiro, da Radio Difusora e do jornal Diario da Noite.

Homem solidário e amigo dos pioneiros da TV, Zezinho da TV Tupi faleceu em São Paulo, em 25 de maio de 2014, aos 78 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação