MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOSÉ AUGUSTO RIBEIRO


O jornalista José Augusto Ribeiro começou a trabalhar no seu oficio em 1956 quando tinha 18 anos de idade. Nesse mesmo ano entrou na Faculdade de Direito na Universidade do Paraná, em Curitiba, onde morava, formando-se em 1960.

Como jornalista, foi editor político do jornal O Estado do Paraná, onde se empenhou na elaboração de editoriais defendendo a campanha da legalidade em 1961, pela posse do presidente João Goulart, após a renúncia de Jânio Quadros.

Em 1963 foi trabalhar no Rio de Janeiro como assessor do novo ministro do trabalho de Jango, o senador Amaury Silva, onde se engajou por completo.

Afastado do serviço público após a derrubada de Joao Goulart, voltou ao jornalismo e foi sucessivamente editor internacional do Diário Carioca, redator da revista O Cruzeiro, sub-editor internacional do Jornal do Brasil, editor internacional da Última Hora, redator e chefe de redação da revista Fatos e Fotos, editor de pauta do Jornal do Brasil, diretor de redação do Correio da Manhã, editor chefe de O Globo e finalmente comentarista político e chefe de redação da Rede Bandeirantes de Televisão, onde ganhou popularidade e prestigio.

Em 82 foi o interlocutor do programa “Jânio de Olho no Mundo”, na Bandeirantes, onde o ex-presidente respondia analiticamente sobre questões internacionais, a partir das perguntas de José Augusto Ribeiro.

Em 1984 passou a trabalhar como assessor de imprensa de Tancredo Neves em sua campanha presidencial. Em 1985 voltou à TV Bandeirantes, onde ficou ate 1990. Trabalhou em seguida nas revistas da editora Cadernos do Terceiro Mundo. Em 1994 foi assessor de imprensa de Leonel Brizola em sua campanha presidencial.

A partir de 1995 passou a trabalhar na elaboração de livros. Já havia publicado na década anterior “De Tiradentes à Tancredo Neves – Uma História das Constituições Brasileiras” voltado para os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte eleita em 1986. Em 2001 publicou “A Era Vargas”, em 3 volumes. Em 2008 lançou “Jânio Quadros – O Romance da Renúncia” e em 2015 “Tancredo Neves: A Noite do Destino”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação