MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA


José Américo de Almeida nasceu em Areia, Paraíba, em 10 de janeiro de 1887.

Histórico nome da Literatura Brasileira, com a publicação de seu romance “A Bagaceira” em 1928, deu início ao Regionalismo Nordestino na Literatura Modernista Brasileira.

Com Getulio Vargas participou da Revolução de 1930, e foi nomeado seu Ministro da Viação (hoje Ministerio dos Transportes). Eleito em 1950, Governador da Paraiba, governou o Estado  entre 1951 e 1954.

Um dos líderes da oposição ao Getulismo, foi um dos artífices na fundação da UDN em 1945, e um dos coordenadores da candidatura presidencial do brigadeiro Eduardo Gomes naquele ano, que foi derrotado pelo marechal Eurico Gaspar Dutra.

Imortal da Academia Brasileira de Letras eleito em 1967, em 1976, em razão da publicação de suas memórias no livro “Antes que me esquecam”,  José Américo de Almeida, recebeu o Trofeu Juca Pato como o Intelectual do Ano de 1976 pela União Brasileira de Escritores (UBE).

Antes de falecer em João Pessoa, aos 93 anos, em 10  de março de 1980, foi homenageado com o documentário do cineasta Vladimir Carvalho, “O Homem de Areia“, lançado postumamente em 1981, com a locução da atriz Fernanda Montenegro.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação