MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JORGE PERLINGEIRO


Jorge Perlingeiro é um apresentador de televisão brasileiro. Apresenta o programa de auditório: ” Samba de Primeira.” É filho de Aérton Perlingeiro, que foi um importante apresentador da TelevisãoTupi.

Além de apresentador, Jorge Perlingeiro é também Diretor Social da Liesa. e locutor oficial das notas dos jurados nas apurações dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.

“Samba de Primeira” é um programa de auditório, com atrações musicais apresentado por Jorge Perlingeiro, na Rede CNT. O programa tem suas origens em um quadro do Programa Aérton Perlingeiro, na Rede Tupi. A partir dos anos 80, Jorge Perlingeiro tem apresentado o programa, com variações de horários e de formatos, na TV Corcovado, na Rede OM (mais tarde CNT) que a sucedeu no canal 9 do Rio de Janeiro, e na TV Bandeirantes carioca. Em certo período” Samba de Primeira” atingiu um certo status cult, como símbolo do trash televisivo.

Jorge começou sua carreira ajudandoseu pai, Aérton e com ele aprendeu tudo sobre televisão.

“‘Samba de Primeira’,está no ar há mais de 30 anos e só não foi produção independente nos cinco primeiros anos, na TV Tupi.”Sempre comprei horário. Não tenho vergonha nenhuma de dizer”, afirma o apresentador, Jorge Perlingeiro. Para ele, a longevidade deve-se ao orçamento enxuto da atração, que só é exibida no Rio de Janeiro. “Produzo, dirijo e corro atrás dos anunciantes, para bancar os R$ 10 mil que incluem o aluguel do horário’, diz ele.A gravação e a edição do programa ficam por conta de uma empresa terceirizada. Na produção, quatro pessoas fazem de tudo. Inclusive o apresentador. “Jogo nas 11, arrumo cenário, subo em poste, faço qualquer coisa”, afirma ele.
Ele segue a linha do pai, com entrevistas e variedades, E grava num restaurante, que cede o espaço em troca de divulgação. “Meu cenário é natural, são pessoas num bar”, afirma.

Orgulhoso pelos anunciantes, que mantém mais de 15 anos, ele diz ter audiência cativa, mas lamenta que, às vezes, paga para trabalhar. “Não estou numa estação grande, que dê oportunidade para vender melhor, mas sempre vivi disso.”

Gratidão à parte, Perlingeiro vê como falta de ética a tarja colocada antes da entrada dos programas independentes no ar, que avisam que o conteúdo a seguir é de inteira responsabilidade de seus realizadores.”A estação quer se isentar, mas se eu fizer algo de errado, é claro que ela estará sendo conivente”.

Depois veio : “O Sábado Feliz”, um programa de prêmios e brincadeiras, quando surgiu a idéia do “Samba de Primeira”. Esses são os seus programas eeles fazem muito sucesso.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação