MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JORGE BOTELHO


Seu nome completo era Jorge Botelho. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 28 de setembro de 1947.  Foi ator e diretor de programas. Atuou em televisão, cinema e teatro.

Jorge, desde garotinho, dizia que queria seguir carreira artística. Em 1963, cursou o  Conservatório Nacional de Teatro do Rio de Janeiro. Na turma dele estudaram: Suely Franco, Pedro Paulo Rangel, Augusto Olímpio, Luiz Armando Queiroz, Marco Nanini, Ângela Leal e Carlos Gregório, e todos se tornaram artistas famosos. Bons professores, entre os quais: Sadi Cabral, Carlos Kroeber, Camila Amado e Maria Clara Machado.

Entres os espetáculos que participou podemos citar “A Cantora Careca”; “Julio Cesar” e “Salomé”.

Em 1969, Jorge Botelho entrou na televisão participando da novela “Rosa Rebelde” na TV Globo.

Em 1973, fez a novela “ O Bem Amado”, na TV Globo, vivendo Nadinho. No mesmo ano fez “Ossos do Barão” e depois “Supermanoela”.

Em 1977, fez “ Espelho Mágico” e depois participou de “A Sucessora”; “Sinal de Alerta”; “Feijão Maravilha”; “Memórias de Amor”; “Marron Glacê”; “ Baila Comigo”; “ Sol de Verão” e a minissérie “Grande Sertão: Veredas”.

De 1983 a 1985, entrou no infantil: ”Sítio do Picapau Amarelo” como o Franjinha.

No Cinema, em 1968, Jorge fez o filme “ Lance Maior”, estrelado por Regina Duarte e Reginaldo Faria. Em 1971, fez “ Pra Quem Fica,Tchau” e em 1973, “Crioulo Doido”.  Também atuou em “Perdida” em 1976 e “Aguenta Coração” em 1982.

Ele se afastou da carreira e da mídia em 1986. Foi casado duas vezes e teve tres filhos. Ele faleceu em São Paulo, em 10 de outubro de 2019, vitimado por uma esclerose lateral amiotrófica.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação