MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOHNNY ALF


Alfredo José da Silva, é o nome do músico, cantor, compositor , pianista do Brasil, chamado Johnny Alf. Era filho de uma empregada doméstica e de um cabo do exército. Nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de maio de 1929, no bairro de Vila Izabel.

Começou a estudar piano aos nove anos de idade, com a professora Geny Borges. Logo se ligou a grandes compositores da música americana, como George Gershwin e Cole Porter. Aos 14 anos formou um conjunto musical, com seus colegas da Vila Isabel.Ele estudou no Colégio Pedro II.Entrou em contato com o Instituto Brasil-Estados Unidos e foi convidado para juntar-se a um grupo artístico. Uma amiga sugeriu-lhe o nome de Johnny Alf, o que ele aceitou para sempre. Logo depois foi contratado pelo cantor Dick Farney e Nora Ney, para ser pianista na “Cantina do César”, que era propriedade do radialista César de Alencar.Era o ano de 1952. Na época estava sendo lançada a cantora Mary Gonçalves, que era na ocasião a:”Rainha do Rádio”. Ela gravou um disco e escolheu três músicas de Johnny Alf para gravar, que foram:” Estamos Sós”,”O Que È Amar” e “Escuta”.Foi um sucesso.”Convite ao Romance” foi gravado logo depois. Johnny Alf tocou depois nas boates:”Monte Carlo”,”Mandarim”, “Clube da Chave”,”Beco das Garrafas”,”Drink” e “Plaza”. Em 1955, Johnny Alf mudou-se para São Paulo, e foi tocar na” Baiuca” e “Bar Michel”, Na ocasião tocava com os principiantes:Paulinho Nogueira, Sabá, e Luiz Chaves.Em 1962, voltou ao Rio e tocou junto com :Sérgio Mendes, Luiz Carlos Vinhas, Sylvia Telles.

Johnny Alf foi também professor de música no Conservatório Meireles, em São Paulo. Em 1967, ele participou do lll Festival de Música Popular, na TV Record, com a música:”Eu e a Brisa”, cantada por Márcia. A música foi desclassificada, mas depois se tornou uma das mais cantadas no Brasil.

Johnny Alf, de 1952, quando começou a gravar, a 2001, gravou 20 discos, entre 78 rotações, Lps, compactos duplos, etc. Suas principais músicas foram:”Johnny Alf”- 1952. Ainda em 52:” Convite Ao Romance”.”Johny Alf”- 54.”Johnny Alf”-55. “Johnny Alf”-58. “Rapaz de Bem”- 61 “Diagonal”- 64. “Johnny Alf” 65. “Johnny Alf”- 68.”Ele É Johnny Alf”- 71.”Johnny Alf”- 72. “Nós”- 74. “Desbunde Total-,78.”Johnny Alf-Eu E A Brisa”-86. “Olhos Negros”-90. “Johnny Alf e Leandro Braga”-97. “Cult Alf”-98.”As Sete Palavras De Cristo na Cruz”-99. ” Johnny Alf -Eu E A Bossa”-2001.

Johnny Alf fez ainda vários projetos especiais, como uma série de oito álbuns produzidos pela Rádio MEC. Fez a trilha sonora da novela:”Anjo Mau”, da Rede Globo. Ele é, enfim, um grande nome da música popular brasileira.

Johnny Alf faleceu em São Paulo, em 4 de março de 2010. Estava com 80 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação