MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOÃO SALDANHA


O nome completo do jornalista e treinador esportivo João Saldanha é João Alves Jobin Saldanha. Ele nasceu na cidade gaúcha de Alegrete, em 3 de julho de 1917. Logo após seu nascimento, sua família saiu de Alegrete, e, procurando outras cidades para morar, foram parar em Curitiba, onde João Saldanha foi criado. O pai comprou ali uma casa, que ficava a poucos quarteirões do campo do Clube Atlético Paranaense. E foi assim que o menino, que ia sempre assistir partidas e treinos, foi fazendo ligação com o futebol. E mesmo sua casa, que era grande, permitia que ali se reunissem os garotos da vizinhança e eles organizavam times, jogos, etc.

Mais tarde, João Saldanha mudou-se para o Rio de Janeiro e por um tempo, foi jogador do Botafogo, importante clube carioca. Embora apaixonado por esportes, não deixou de estudar. Formou-se em Direito. pela faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil- UFRJ. Ainda estudou jornalismo e se tornou um destacado escritor de esportes. Foi também filiado do Partido Comunista, pois ele era bastante interessado  em todos os assuntos brasileiros. Só depois é que foi ser comentarista esportivo em rádio e em seguida em televisão.

Em 1957, o Botafogo o contratou como técnico , apesar de sua falta de experiência. Ele aceitou e o clube ganhou o Campeonato Estadual daquele ano. Sua rápida subida gerou críticas e João Havelange, presidente então da Confederação Brasileira de Desportos, disse que o contratou, dizendo que assim era menos uma voz forte, para falar contra a seleção, já que Saldanha era um dos técnicos.

Depois da Copa do Mundo de 1966, João Saldanha foi esperto, convocando jogadores dos dois melhores times da época: Santos e Botafogo e os conduziu a 100% de aproveitamento nas eliminatórias. Daí veio a expressão: ” As Feras do Saldanha”, pois ele tirou os jogadores da baixa auto -estima, em que estavam, por causa da Copa de 66. Mas, ainda que conseguindo vitórias, João Saldanha era temperamental e criava desentendimentos com a comissão técnica. Mesmo quando o presidente brasileiro à época, Emílio Garrastazu Médici, pedia a colocação de um jogador, ele não atendia. E os atritos que criou, acabaram por resultar em sua demissão e em sua substituição por Mário Zagallo, ex-jogador de futebol e ganhador de duas Copas do Mundo.

Foi então que João Saldanha voltou ao jornalismo. Ele era chamado de “João Sem Medo”. Diziam que desde os seis anos, colaborava com os “maragatos’, nas pelejas havidas no Rio Grande do Sul. Era um rapaz de família rica, mas interessado por causas sociais. Esteve estudando um tempo em Paris e lá conheceu um líder estudantil de esquerda, que o influenciou , o italiano Sandrino Saverio. Quando voltou ao Brasil recebeu convite de Carlito Maia, para dirigir o departamento de futebol do Botafogo, o que aconteceu em verdade, só em 1957.

Seus comentários lhe deram muito prestígio e ele foi muito homenageado quando faleceu em 12 de julho de 1990, em Roma, onde tinha ido a trabalho.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação