MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOÃO NOGUEIRA


Joao Batista Nogueira Junior  nasceu no Rio de Janeiro, no Bairro do Meier, em 11 de novembro de 1941.

Desde o início de sua vida teve muito contato com a música porque seu pai era músico. Em paceria com a irmã Gisa aprendeu a tocar violão e compor desde os quinze anos e suas primeiras composições foram sambas para blocos carnavalescos do Rio de Janeiro.

Ficou conhecido pelo suingue característico de seus sambas e alcançou o sucesso nacional no inicio dos anos 1970, quando a cantora Eliana Pittman gravou “Das 200 milhas prá lá”.

Como cantor gravou 24 discos, e como compositor, teve as suas músicas gravadas por Clara Nunes, Pery Ribeiro, Emilio Santiago, Alcione, Elizeth Cardoso e Beth Carvalho, entre muitos outros.

Fundou com outros sambistas, em 1984, a escola de samba Tradição, para a qual compôs seus primeiros sambas enredo a partir de 1985. Em 1979, ele fundou o Clube do Samba com Alcione, Martinho da Vila e Beth Carvalho, entidade à qual dedicou o título de seu disco daquele ano. O Clube funcionava em sua casa.

Em 1995, com o maestro e pianista Marinho Boffá, João Nogueira gravou um CD só com músicas de Chico Buarque de Hollanda, e o CD foi lançado com um show no programa Seis e Meia do Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.

Participou de um disco com a Velha Guarda da Portela, e em 2009 lançou um DVD da sua participação no programa “Ensaio“, da TV Cultura de São Paulo.

Pai do cantor e compositor Diogo Nogueira, ele morreu na madrugada do dia 5 de junho de 2000, aos 58 anos, vítima de um infarto fulminante, em sua casa no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação