MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOÃO MONTEIRO jornalista


O nome completo de João Monteiro é João Monteiro de Barros Filho. Ele nasceu em Barretos, cidade do interior de São Paulo., terra que faz a festa do Pião do Boiadeiro. Ele nasceu no dia 5 de novembro de 1936. João Monteiro é jornalista, mas é empresário e ligado á comunicação. É dono da Rede Vida de Televisão.

João Monteiro é filho de boiadeiro e muito católico. Ele é proprietário da Organização Monteiro de Barros, grupo formado por emissoras de rádio AM e FM, de um jornal diário e de uma TV que atua em rede nacional, que é a Rede Vida de Televisão.

Começou a trabalhar em comunicação, quando adquiriu a PRJ8-Rádio Barretos. Ele conta que, como sua voz não era boa, os companheiros de empreitada lhe pediram para ser comentarista esportivo e vendedor de anúncios. E isso deu muito certo, pois João, simpático e muito falante, logo conseguiu patrocínios. Foi ainda gerente da Rádio Piratininga e terminou por comprar a emissora “em suaves prestações”, pois não tinha dinheiro guardado. Comprou depois a Rádio Barretos, nas mesmas condições. Conseguia, porém, fazer seus pagamentos em dia e foi ganhando prestígio em sua região.

Depois se interessou por jornal. Fez várias visitas a Ribeirão Preto, para ver como funcionava um jornal diário. Estudou a fundo a questão e em seguida comprou a “ máquina plana”, que estava parada e montou o jornal: “ O Diário de Barretos’. Colocou o jornal funcionando no mesmo prédio da emissora, para fazer economia.

A televisão entrou em sua vida em seguida. O presidente do Brasil era o José Sarney. João Monteiro entrou numa licitação, mas era o mais fraco concorrente. Apelou então pra seus amigos bispos, entre os quais o amigo Bispo Dom Antônio Maria Mussiolo e foi até o Arcebispo Dom Luciano Mendes de Almeida. Apresentou o projeto para a CNBB, mas tudo estava difícil.Demorou um pouco, mas o projeto foi aprovado,pois em17 de dezembro de 1992, foi criado o INBRAC- Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã, e em seguida a Rede Vida de Televisão, que é gerada em Rio Preto e tem retransmissoras em todo o Brasil.

Hoje, a Rede possui 400 repetidoras no país. Dessas , 100 já são digitais, inclusive a de Barretos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação