MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOÃO MÁXIMO


João Maximo Ferreira Chaves nasceu em 29 de maio de 1935 em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.

Jornalista Esportivo da TV Continental, canal 9 do Rio de Janeiro, escreveu por anos na “Tribuna da Imprensa”; no “Jornal dos Sports” no “Jornal do Brasil” e em “O Globo .

Trabalhou também na revista “Manchete” e na revista “Fatos e Fotos”,além da Rádio Jornal do Brasil como crítico musical e editor esportivo.

Publicou com Marcos de Castro o livro “Gigantes do futebol brasileiro”. Em 1966, foi um dos autores do livro “O negro no Brasil” lançado no Festival de Arte Negra em Gana, e em 1967 recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo.

Como autor publicou ainda “História ilustrada do futebol brasileiro” e em 1977, na revista “Placar ” foi responsável por uma série de fascículos semanais “História das 10 Copas” contando o desenvolvimento das Copas do Mundo de futebol até aquela data.

Biógrafo dos mais competentes, com Carlos Didier escreveu a biografia de Noel Rosa, que foi lançada em 1990 com o título de “Noel Rosa – Uma Biografia”.

Em 1987 e 1988, atuou como jurado nos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e foi um dos autores do livro “Brasil Musical – Viagem pelos sons e ritmos populares”.

Com Tárik de Souza e Cristina Gurjão escreveu o livro “Bossa nova, do barquinho ao violão”, e em  2003 estreou como autor teatral com a peça “Quem tem medo de Kurt Weill”, com direção de Fábio Pillar.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação