MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOÃO FALCÃO


O diretor, dramaturgo e roteirista João Falcão, chama-se João Barreto Falcão Neto. Ele nasceu em 20 de setembro de 1958 na cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco. Até 13 anos, João Falcão viveu em uma usina de cana no sertão pernambucano e faz até hoje questão de salientar a importância que a vida no sertão tem na sua existência e na sua obra.

Iniciou sua carreira na capital de seu estado, Recife, onde escreveu e dirigiu muitas peças de teatro, como: “Xilique Peba Piriquito Xique”, em 1982 ” e ” Um Pequenino Grão de Areia”. E em 1983 foi para o Rio de Janeiro. Na década de 90, estreou com o musical infantil: ” A Ver Estrelas”.Em seguida ele adaptou de Molière “O Burguês Fidalgo”, que ganhou o nome de: ” O Burguês Ridículo”, no qual ele trabalhou ao lado de Guel Arraes. A peça foi protagonizada por Marco Nanini. Depois , em 1998, João Falcão escreveu: ” A Dona da História”, que foi montada com Marieta Severo e Andréa Beltrão e que recebeu o Prêmio Shell, de Melhor Peça. A seguir escreveu e montou: ‘ Uma Noite Na Lua”, monólogo com Marco Nanini , que ficou três anos em cartaz e ganhou o Prêmio Sharp.

Em 2000 estreou a peça: ” A Máquina”, uma história de Adriana Falcão, que João Falcão adaptou para o teatro. Em 2001, ele encenou a peça ” Cambaio” escrito em parceria também com Adriano Falcão, cujo espetáculo teve músicas de Chico Buarque e direção musical de Lenine. Em 2002, dirigiu ainda um texto de sua autoria: ” Mamãe Não Pode Saber”, e contou com Drica Moraes no elenco. Depois fez a peça: “Cambaio”; ” Ensina-me a Viver” e ” Clandestinos”, que em 2010, foi adaptada por ele mesmo para um seriado da TV Globo de mesmo nome.

Em televisão, João Falcaõ foi roteirista de: ” O Auto da Compadecida”, para a Rede Globo, “Comédia da Vida Privada” e ” Sexo Fraco”, sempre na mesma emissora.

No cinema, ele dirigiu: ” A Máquina” e ” Fica Comigo Esta Noite”.

Como trabalho em trilhas sonoras, João Falcão trabalhou no filme : ” Lisbela e o Prisioneiro”, com os temas: ” O Amor é Filme”, ” O Matador” e ” O Boi”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação