MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOÃO EMANUEL CARNEIRO


João Emanuel Carneiro começou seutrabalho artístico quando tinha apenas catorze anos. Era um apaixonadopor arte. Conheceu o cartunista Ziraldo, com quem começou a colaborar.Fez colaboração , roteirizando histórias em quadrinhos. E assimcontinuou, sendo que estava com vinte e dois anos,quando foi premiado pelaroteirização do curta-metragem “Zero a Zero”.

Optou definitivamente pela profissão eescreveu o roteiro do filme, premiado:” Central do Brasil”, quefez sucesso no mundo todo. Também roteirizou:”O Primeiro Dia”;”Cronicamente Inviável”; “Orfeu”; “Deus ÉBrasileiro”; “Castelo Ra-Tim-Bum”.

Na Rede Globo de Televisão,colaborou comMaria Adelaide Amaral nas minisséries:”A Muralha”, em 2000 e “OsMaias”,em 2001. Colaborou com Euclydes Marinho, na novela:”Desejos deMulher”, em 2002. Passou então a autor principal em 2004, na novela:”Da Cor do Pecado”, que fez muito sucesso. E em 2006, escreveu anovela:”Cobras e Lagartos”.Essa novela teve quederrubar:”Prova de amor”, que ia ao pela Rede Record, e era escritapor um antigo colaborador global Tiago Santiago e que ultrapassava a Globo, àépoca.

Entre 2008 e 2009 foi autor do roteiro de: “A Favorita”, novela daGlobo, que foi ao ar às 21 horas; e entre 2009 e 2010, “Cama de Gato” – novela do horário das 18 horas.

Em 2010, foi o autor do seriado “A Cura”, estrelado por Selton Mello.

João Emanuel Carneiro também atua emcinema. Fez:”Central do Brasil”, já citado acima, além de outros sucessos, como “Redentor”, de 2004.

João Emanuel Carneiro é um nomeexpressivo, dentre os novos roteiristas de cinema e de televisão do Brasil.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação