MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOÃO ELIAS


Antônio João Elias de Oliveira nasceu na cidade de Catanduva, no interior de São Paulo, em 23 de novembro de 1944.

Ele começou sua carreira artística aos 14 anos na Rádio Difusora, em sua cidade natal. Para treinar a voz anunciava comerciais no programa “Luar do Sertão”, apresentado por Maurílio Vieira. Na mesma época, o jornalista Lecy Pinotti deu a João Elias um personagem artístico para que ele atuasse em programas radiofônicos, o “Escovinha”, que depois virou “Grachinha”. Nessa fase participou do III Salão de Pinturas de Catanduva, revelando sua outra paixão, as artes plásticas.

A primeira incursão de João Elias em emissoras da capital paulista aconteceu em 1964. Convidado pelo amigo Adoniram Barbosa ele foi trabalhar na TV Record, no programa “Histórias da Maloca”. Na emissora trabalhou também com Otelo Zeloni, Zilda Cardoso e Ary Toledo. Interpretou o “Zé Vitrola” no programa “Papai Sabe Nada”, de Renato Corte Real.

Na metade dos anos 60 abandonou a carreira para ser comerciante. Casou-se em 1971, formou família e passou a dedicar-se aos filhos.

Mas não resistiu ficar longe da vida artística e quase 20 anos depois, em 1990, voltou para a TV no programa “A Praça é Nossa”, no SBT, com seu personagem mais importante, o mão-de-vaca “Salim Muchiba”.  Levou o tipo para a “Escolinha do Professor Raimundo”, na TV Globo, onde também foi redator.

Em 2000,  esteve na “Escolinha do Barulho”, na TV Record. Apresentou o programa “Meu Brasil Brasileiro”, no SBT. E fez o caipira “Zé Bento” na “Escolinha do Gugu”, de 2011 a 2013, na TVRecord.

João Elias era radialista, ator, jornalista, pintor e também escritor, com 12 obras publicadas. Lançou seu primeiro livro em 1966. Era uma edição de quarenta páginas e dezessete poemas. Com a capa também de sua autoria. Entre seu livros estão: “Iniciação”, “O Colecionador de Palavras”, “5 Conto de Reis e 55 Reais de Troco”, “Versos Satíricos e Outras Rimas de Humor”, “45 Dias”,  “Casos de Tonico Bento” e “Tonico e Jesuíno – casos de um, piadas do outro”.

O humorista João Elias faleceu em 9 de junho de 2017, aos 72 anos de idade, na cidade de Catanduva, de uma pneumonia, deixando viúva, três filhos e três netos.

 

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação