MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOÃO DE SCANTIMBURGO


João de Scantimburgo nasceu na cidade de Dois Córregos, no interior de São Paulo, em 31 de outubro de 1915.

Começou como jornalista na cidade de Rio Claro, onde chegou a dirigir o jornal diário “Cidade de Rio Claro”. Veio para a capital paulista em 1940 e foi trabalhar na Rádio Bandeirantes, onde ficou até 1943.

Foi para o jornal “O Estado de S.Paulo” e também escreveu para o jornal “Diário de S.Paulo”. Fez parte do grupo de empresários que se associou a Mário Wallace Simonsen na compra do canal 9 de São Paulo, a TV Excelsior, sendo seu primeiro presidente na gestão 1960/1961.

Foi apresentador do programa “Comentário Internacional” na TV Tupi de São Paulo em 1954, e também atuou nos jornais do grupo Diários Associados. Nos anos 1970 participou como um dos entrevistadores no programa “Pinga Fogo” na TV Tupi paulista.

Entrou para a Academia Paulista de Letras em 1977  e em 21 de novembro de 1991 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras para ocupar a Cadeira nº 36. Foi, por muitos anos, conselheiro da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura.

Escritor, Jornalista e Professor, João de Scantimburgo morreu, aos 97 anos de idade, em 22 de março de 2013, na cidade de São Paulo.   

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação