MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOÃO CARLOS MARTINS


O nome completo do maestro João Carlos Martins é João Carlos Gandra da Silva Martins. Ele nasceu em 25 de junho de 1940, em São Paulo.

Começou seus estudos de música ainda menino, quando seu pai comprou um piano para a casa, com a professora Aida de Vuono. Quando ele completou oito anos, seu pai o inscreveu em um concurso para executar obras de Bach. Ele venceu. Foi o primeiro desafio que venceu, em sua vida, que foi cheia deles. Vários outros estavam por vir. Começou a estudar no Liceu Pasteur. Aos onze anos já estudava seis horas de piano por dia. No Liceu Pasteur, teve aula de piano com um professor russo, chamado José Kliass. E o garoto estudava muito, buscando a perfeição.

Inscreveu-se num concurso da Sociedade Brito de São Petersburgo e tirou o primeiro lugar. Começou a dar concertos e ganhou o aplauso de toda a crítica nacional e internacional. Foi então escolhido no Festival Casals, dentre inúmeros candidatos das três Américas, para dar o Recital Prêmio em Washington. Aos vinte anos, tocou no Carnegie Hall, patrocinado por Eleonor Roosevelt. Tocou com as maiores orquestras americanas e gravou a obra completa de Bach, para piano. Inaugurou o Glennn Gould Memorial em Toronto.

Mas, eis que a vida coloca a sua frente um grande obstáculo. Teve um nervo rompido e perdeu o movimento da mão direita, em um acidente em um jogo de futebol em Nova York. Ficou privado de ter contato com o piano. Fez inúmeros tratamentos e recuperou os movimentos, mas foi acometido de uma doença chamada: Contratura de Dupuytren. Novamente precisou parar de tocar. Desta vez, acreditou que seria para sempre. . Mas seu grande amor e seu grande esforço, o fizeram voltar a tocar. Criou um estilo todo seu, de aproveitar ao máximo a beleza das peças clássicas. Utilizava mais a mão esquerda e obteve extremo sucesso com essa atitude. Mas, eis que novamente o destino lhe pega uma peça. Após realizar um concerto em Sofia, na Bulgária, é assaltado e leva um golpe na cabeça, que lhe faz perder novamente o movimento das mãos. Quando se esforçava, sentia dores violentas, principalmente na mão esquerda. Aí perdeu anos de sua vida em tratamentos, em treinamentos, até que novamente achou uma maneira de tocar, utilizando só os dedos que mantinham os movimentos em cada mão. Percebeu, porém, que já não tinha a maestria e nem tirava a beleza das peças que executava.

Em 2003, quando achava que tudo estava perdido para ele, teve um sonho com o importante maestro brasileiro Eliazar de Carvalho, que lhe dizia: “Vem pra cá, amigo, que eu vou lhe ensinar a reger”E João Carlos Martins resolveu ser maestro. Começou uma nova vida. E se encantou com seu novo mundo.

Incapaz de segurar a batuta e virar as páginas da partitura, ele decora toda a composição minuciosamente, num esforço colossal e único, mesmo entre os grandes maestros. E então diz: A MÚSICA VENCEU!

Elogiado e prestigiado por todos, o maestro João Carlos Martins já esteve no programa: ” Roda Viva”, da TV Cultura, onde foi aclamado. Já esteve em várias partes do mundo, para reger orquestras, inclusive em Londres, onde regeu English Chamber Orchestra, uma das maiores orquestras de câmara.

Além disso na Faculdade de Música FAAM, dá aulas de introdução à música para jovens carentes.

O grande maestro João Carlos Martins foi homenageado pela Escola de Samba Vai Vai, de São Paulo, que foi a vencedora do desfile, em 2011. O enredo era: ” A MÚSICA VENCEU!”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação