MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOÃO CARLOS CARINO


Ele nasceu no Rio de Janeiro. É produtor, radialista, advogado e produtor de shows.

Sua vida e sua carreira:

João é filho de um violonista amador. Ele, porém, estudou violão com o professor Bandeirantes e violão clássico com Marcos Antônio Cabral e Renato Carvalho.

Em 1990 formou-se em Direito.

Em 1979, ingressou na TV Educativa do Rio de Janeiro, e sua função era de Assistente de Produção- ligado a Fernando Lobo. Trabalhou nessa emissora em várias funções, sempre ligadas à música. Fez os programas: “ É Preciso Cantar”,” Lira do Povo”, “ Os Músicos”, “Água-Viva”, “ Contraluz”, “ Mudando de Conversa”- Esses últimos com Hermínio Bello de Carvalho.

Entre 1982 a 1983, João Carlos trabalhou na Rádio Fluminense, produzindo e apresentando o programa: “ Gente Nossa, Gente Jovem”.

Em 1988, produziu o discos: “ Orquestra Brasil Consert”.

Em 1989, com Hermínio Bello de Carvalho fundou o selo: “ Bello Bello Empório de Artes LTDA”, que produziu discos de Elizeth Cardoso e, em 1990, um disco com Raphael Rabello.

Em 1996, João Carlos ingressou na Rádio MEC- do Rio de Janeiro.Produziu e apresentou: “ Os Músicos”, e ao lado de Paulo César de Andrade, o programa: “ Roda de Choro”. Também produziu vários especiais musicais.

Em 1998, produziu com Bello de Carvalho o CD: “ Chico Buarque da Mangueira”. No mesmo ano, com Maurício Carrilho e Luciana Rabello, fundou o selo: “ Acari Records”. No mesmo ano, produziu para a gravadora “ Pau- Brasil”, o CD: “ Clássicas”, de Zezé Gonzaga e Jane Duboc.

Em 2000, foi convidado por Jane Duboc e Paulo Amorim, para ser diretor da gravadora “ Jam Músic”, que produziu os CDs: “ Sessão Passatempo”, “Cristina Canta Wilson Batista”, Bena Lobo,. “ Tunai ao Vivo”, “ Ãngela Rô-Rõ”, “ Bucassa- Quero Viver”, “Célia Vaz e Zé Mazziotti- cantando Paulinho da Viola”, “ Acertei no Milênio”, “ Basta Bater no Tambor”, “ Através do Espelho”. Ainda: “ Clementina- 100 anos”.

Em 2001, produziu: “ Beth Carvalho canta Nelson Cavaquinho” e o CD: “ Para Salvar a Terra”. Em 2002, produziu para o MIS, o CD: “ Com Jacob, Sem Jacob”. Também o disco: “ Interior”. No ano 2003, produziu: “ Faxineira das Canções”, de Elizeth Cardoso. Em 2004: “ Ismael Silva- ao vivo”.

Ainda em 2004, foi produtor de seis catálogos iconográficos,lançados pelo Instituto Cravo Albin. Eles tinham como tema: “ Clube de Jazz e Bossa” Esses catálogos tiveram a participação de nomes importantes, como Ruy Castro, Zuza Homem de Mello,Paulo César Pinheiro. No disco: “ Mulheres Compositoras na Música Popular Brasileira”, uma das enfocadas foi Chiquinha Gonzaga.

Entre os anos de 1999 e 2004, João Carlos Carino apresentou na Rádio MEC-AM, o programa: “ Roda do Choro”. Ainda em 2004. Produziu vários CDs.

Em 2005,dirigiu o espetáculo: “ Alabê de Jerusalém”, com a presença de muitos artistas.

Em 2006 ,fundou o “ Instituto Memória Brasileira- IMMUB-“, para a catalogação de mais de 100 discos produzidos no Brasil. Esse instituto manteve no ar, por dois anos, o site do “ Jornal Musical”. O Instituto tem a catalogação de 25 mil partituras da Banda doo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.

De 2007 a 2008, João Carlos Carino produziu quatro DVDs e Três CDs, com o flautista Altamiro Carrilho. Dirigiu o espetáculo no “ Vivo Rio”. Em 2009, dirigiu o “ Guairão”, em Curitiba, Paraná.

Ainda em 2008 a 2010, dirigiu shows de vários cantores e instrumentistas. E produziu discos. Em 2010, produziu o evento: “ Noel Rosa, Poeta da Cidade” e foi palestrante. No mesmo ano fez o DVD de Monarco, com participação de Zeca Pagodinho. Produziu ainda o CD: “ Sweet Face Of Love”, de Jane Duboc

E fez o DVD de Monarco, com participações especiais de Martinho da Vila,Zeca Pagodinho e Paulinho da Viola.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação