MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOÃO CARLOS BARROSO


O nome inteiro do ator João Carlos Barroso é João Carlos de Albuquerque Melo Barroso. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 28 de fevereiro de 1950. Sempre atuou em televisão, mas também fez filmes e fez teatro.

João Carlos era ainda um garotinho e do que gostava mesmo era de jogar futebol. Tinha só onze anos e aproveitava para jogar em todos os momentos de folga. E foi assim que, de repente, alguém chegou perto dele e o convidou para participar de um filme, que seria uma co-produção Argentina- Brasil e que se chamaria ‘Pedro e Paulo”. O garoto João apenas sorriu, não entendendo nada, pois o que lhe interessava era jogar bola. Mas, depois em casa, foi convencido a ir fazer o teste. Fez e ganhou o papel. No filme atuavam grandes nomes da arte do Brasil, como Francisco Cuoco, Jardel Filho, Jece Valadão. Foi Francisco Cuoco que apreciou a atuação do garoto e o levou para o teatro. A peça, que ia ser encenada era: ” O Homem a Besta e a Virtude”. E nela estavam Cláudio Correia e Castro, Fernanda Montenegro. Ítalo Rossi, Sérgio Brito e outros ” cobras”. Ao garoto não importava nada. Era tudo ” farra”. Mas se saiu tão bem, que ganhou vários prêmios, que lhe foram dados pelos críticos da época, que o achavam ” uma revelação”.Era o ano de 1962, e João Carlos foi chamado de ” a oitava estrela do Teatro dos Sete”. Participou de várias peças de teatro. Fez: ” Aracy de Almeida no País de Araca”; ” Ladrão Que Rouba Ladrão”; ” Os Picaretas”, ” Momentos, Futebol de Paixão” e vários outros.

Porém, João Carlos foi logo para a televisão. Em 1965, fez: ” Rua da Matriz”. Em 1973: ” O Bem Amado” e “Os Ossos do Barão”. Em 75: ” Pecado Capital”. Em 76: “Estúpido Cupido”. Em 77: ” Locomotivas”. Em 78: “O Pulo do Gato”, ” Pecado Rasgado” e “Marrom Glacê”. Em 80: ” Chega Mais”. Até aqui, todos da Rede Globo. Em 82: ” Os Imigrantes”, na TV Bandeirantes. Novamente na Globo, em 83: ” Pão Pão Queijo Queijo”. Em 84: ” Livre Para Voar”. Em 1985: ” Roque Santeiro”. Em 87: “Direito de Amar”. Em 89: ” O Salvador da Pátria”. Em 90: “Mico Preto”. Em 92: ” Pedra Sobre Pedra”. Em 93: ” Mulheres de Areia”. Em 94: “Tropicaliente”. Em 98: “Era Uma Vez”.Em 99, fez vários personagens no seriado humorísticos: “Zorra Total”. Em 2000, a novela: “Uga Uga” E em 2001: O Clone” .

João Carlos Barroso também trabalhou em cinema. Participou dos filmes: ” Nos Tempos da Vaselina”, ” O Pistoleiro” e “Dona Eulália”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação