MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOÃO BATISTA DE ANDRADE


Ele nasceu no interior paulista, na cidade de Itaiutaba, em 1º de dezembro de 1939. É diretor e produtor de cinema. É ator. É montador. É escritor. Desde 2013, é presidente do Memorial da América Latina.

Sua vida:

João Batista de Andrade estudou engenharia na” Escola Politécnica de São Paulo-USP”.Mas teve que abandonar o curso em 1964, data em que houve o golpe militar no Brasil, e ele, que estava no último ano de curso, teve que fugir. Seu primeiro filme: “ Liberdade de Imprensa”, de 1967, traz a marca de sua história, e é um “ cinema de intervenção”, e que foi até apreendido pelo Exército Brasileiro, no Congresso da UNE.

Em 1977,após fazer documentários, fez “ Doramundo”, que era uma crítica política. Por “ Doramundo”, João Batista ganhou o prêmio” Kikito”, como “Melhor Filme “ e “ Melhor Diretor”, no “ Festival de Gramado “ de 1978.

Em 1981, ganhou o “ Kikito” de “ Melhor Roteiro”, pelo filme: “ O Homem Que Virou Suco”.

Em 1987, ganhou quase todos os prêmios , pelo filme:”O Pais dos Tenentes”, que enfocava o fim do regime militar no Brasil.

Em 1988,recebeu o prêmio: “ Melhor Filme”, no RioCine.

O Plano Collor interrompeu suas atividades e João Batista se autoexilou no interior do Brasil.

Mas em 1999, recebeu o prêmio” Melhor Filme”, no “ Festival dos 500 anos do Brasil”, em Brasília.

Em 2005, realizou o documentário: “ Vlado, 30 Anos depois”, sobre a história de seu amigo Vladimir Herzog, morto nas dependências do Exército, em São Paulo, em 1975.

Em 2010, João Batista de Andrade foi o grande homenageado no “ Festival Latino Americano do Cinema”, no Memorial da América Latina.

No governo de Geraldo Alckmin, ele foi Secretário de Cultura do Estado de São Paulo.

Em 2012, foi nomeado Presidente da Fundação Memorial da América Latina.

Tem uma produtora , a “ Oeste Filmes”.

Em cinema:

Como diretor:

Seu primeiro filme foi realizado em 1967. E o último, em 2011. Fez , ao todo, 39 filmes. Além daqueles já citados acima, e que receberam vários prêmios, muitos outros foram importantes e apreciados. Vamos citar alguns: “ Cândido Portinari, um Pintor de Brodósqui”, “ Eterna Esperança”, “ Bóias Frias”, “Tribunal Bertha Lutz”. “ Migrantes”, “ Trabalhadores: Presente”; “ Greve”; “ A Próxima Vítima”; “ Céu Aberto”,” O Cego Que Gritava Luz”, “ O Caso Matteucci”, “ Veias e Vinhos”, “ Travessia”, “ Na Sombra da Hisória”, “ Vila dos Confins” e muitos outros.

Como ator:

João Batista atuou em 1970, em dois filmes: “ Em Cada Coração Um Punhal” e “ A Herança”.

Como montador:

Em 1971, ele foi montador de: “ Orgia, O Homem Que Deu Cria”.

Como produtor:

Em 1967, ele produziu: “ Mal de Chagas”; em 1968: “ Anuska, Manequim

E Mulher”;em 1974:”Rio Paraiba” e “ Rio Tietê”;em 2001: “ Uma Vida Em Segredo” e em 2003: “ A Ilha do Terrível Rapaterra”.

Como escritor:

Em 1980,João Batista escreveu: “ A Terra do Deus Dará”. Em 1984: “ Perdido no Meio da Rua”. Em 1989: “ Um Olé em Deus”; em 1996: “ O Povo Fala” e em 2001: “ O Portal dos Sonhos”.

Um verdadeiro homem de letras, João Batista de Andrade enche de orgulho quem o lê, quem estuda sua obra, quem vê seus filmes. E mais ainda quem o conhece,pois apesar dessa grande cultura e dessa Inteligência, ele mantém a simplicidade das criaturas simples, bondosas, puras. Ele é realmente uma criatura admirável.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação