MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOÃO ARAÚJO


João Araújo nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 02 de julho de 1935.

Começou na música aos 14 anos de idade  como auxiliar na Copacabana Discos e algum tempo depois foi ser assistente da área de imprensa na Gravadora Odeon. Passou depois para a Phillips, onde se tornou o diretor artístico.

Foi João Araújo quem lançou no disco grandes nomes da nossa música popular como Caetano Veloso, Gal Costa, Jorge Ben, Gilberto Gil, Djavan e Novos Baianos.

Se tornou o maior produtor musical brasileiro e em 1969 fundou a gravadora Som Livre, pertencente as Organizações Globo, se tornando seu presidente.

Foi o principal responsável pela consolidação dos discos com trilhas de telenovelas no Brasil, a partir do lançamento, em 1971, da trilha sonora da novela “O Cafona”, de Bráulio Pedroso com direção de Walter Campos.

Se casou em março de 1957 com Lucinha Araújo, que depois se transformou em cantora, e em 4 de abril de 1958 nasceu o filho do casal, Agenor de Miranda Araújo Neto, que tempos depois seria nacionalmente conhecido como o cantor e compositor Cazuza.

João Araújo faleceu em sua casa no Rio de Janeiro em 30 de novembro de 2013, vitimado por um infarto, aos 78 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação