MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JERRY ADRIANI


Jerry Adriani é o nome artístico do cantor e ator Jair Alves de Souza. Ele nasceu na capital paulista  em 29 de janeiro de 1947.

Ele foi criado na cidade de São Caetano do Sul, no ABC paulista, e foi cantor, ator e apresentador de programas de televisão.

Começou sua vida artística em 1964, quando gravou seu primeiro LP: “Italianíssimo”. E no mesmo ano gravou o segundo LP: “Credi a Me“. Em 1965, gravou “Um Grande Amor”, que foi o primeiro em português. Os outros tinham sido em italiano.Ele morava no Brás, e gostava de cantar em italiano, pois com isso fazia sucesso.

Jerry Adriani tornou-se apresentador do programa “Excelsior a Go Go”, na TV Excelsior de São Paulo, junto com Luiz Aguiar, que já era famoso. Em 1967 e 1968 foi para a TV Tupi, para apresentar “A Grande Parada”. Esse programa lançava grandes cantores da música popular brasileira.

Como ator e cantor, fez nessa época três filmes: “Essa Gatinha É Minha”, “Jerry , A Grande Parada” e “Jerry, Em Busca do Tesouro”. Em 1969, ele ganhou o título de “Cidadão Carioca”.

Ele foi o responsável pela ida de Raul Seixas para o Rio de Janeiro. Eles eram amigos, desde que Jerry tinha estado em Salvador e cantou com a banda Rauzito e os Panteras. Essa banda tocava muitas músicas compostas por Raul, entre as quais “Tudo o Que é Bom Dura Pouco”; “Tarde Demais” e “Doce Doce Amor”.

Entre 1969 e 1971, Raul Seixas foi o produtor de Jerry Adriani. Ele fez, na década de 1970, shows na Venezuela, Peru, Estados Unidos, México, Canadá e vários outros países. Em 1975, Jerry fez um musical no Hotel Nacional, em Brasília, denominado “Brazilian Follies“, que ficou ano e meio em cartaz.

Jerry Adriani fez parte também do movimento da Jovem Guarda. Vem dessa fase, as músicas “Ès Meu Amor” e “Olhos Feiticeiros”. Eletambém gravou músicas de Renato Russo.

Ele chegou a fazer novela na TV Manchete, “74.5 Uma Onda no Ar”  ena década de 1990 gravou um disco que foi o 24º de sua carreira. Nesse disco ele volta às origens do Rock In Roll, com o tema: “Elvis Vive“.

Jerry Adriani ganhou vários Prêmios Sharp, na categoria de “Melhor Cantor Popular”. Ganhou em 1989, com o LP “Marcas da Vida“. Em 1990, com o LP “Elvis Vive”; em 1993  com o LP “Doce Aventura” e em 1995, com o LP “Rádio Rock Romance“. Alguns desses ganharam também como ” Melhor Disco”.

No final de 1995, Jerry Adriani se destacou com o lançamento da coleção “Os Maiores Sucessos dos 30 anos da Jovem Guarda”, que relembra músicas, como: “Broto Legal”, “Namoradinha de Um Amigo Meu”, “Querida”, e “Doce, Doce Amor”.

Jerry Adriani teve também muitas músicas inseridas em novelas de televisão, o que lhe deu muito prestígio. Esteve na trilha da novela da Rede Globo, “A Indomada”, com a música “Engenho”; na novela “Zazá“, com a música “Con Te Partiró“; na novela “Terra Nostra” com “Santa Luccia Luntana”, que fez muito sucesso. Na novela “Cidadão Brasileiro”, da Rede Record, com a música: “Jailhouse Rock”.

Em 2007, o cantor gravou seu primeiro DVD, no Canecão, do Rio, no qual interpreta, entre outras, a música “Mãe”.

Ele partiu aos 70 anos de idade, no Rio de Janeiro, em 23 de abril de 2017, vitimado por um câncer de pâncreas, no Hospital Vitória da Barra da Tijuca.  Seu corpo foi sepultado no Cemitério de São Francisco Xavier, no bairro do Caju. 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação