MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JAYME MONJARDIM


Jayme Monjardim Matarazzo é o nomecompleto do diretor de televisão Jayme Monjardim. Ele nasceu em São Paulo,capital, em 19 de maio de 1956. Filho do industrial André Matarazzo e dacantora e compositora Maysa Desde cedo teve ligação com a arte. Mas jáera adulto, quando começou a se dedicar à televisão, na função de diretorde novelas. Começou na Rede Globo, como diretor-auxiliar na novela”Partido Alto”. Era o ano de 1984. Em seguida exerceu a mesma função nanovela:”Corpo a Corpo”, que teve inicio em fins de 84 e término em85. Depois Jayme passou a dirigir, na mesma função, “RoqueSanteiro”. Em seguida fez:”Sinha Moça”. E depois:”Direitode Amar”, em que já fez uma direção geral, em uma novela de época deautoria de Walter Negrão.

Foi por essa época que fez seu primeirotrabalho sozinho, que foi um especial sobre sua mãe Maysa, que acabava defalecer.

Era o ano de 1990, quando Jayme Monjardimfoi convidado para dirigir “Pantanal”, para a Rede Manchete. Foi umsucesso.Novela escrita por Benedito Ruy Barbosa, e que não fora aceita pelaRede Globo, “Pantanal”trouxe um estilo completamente diferente de tudoque havia sido feito até então. Cenas mais bucólicas, ritmo mais lento,mais closes, músicas especiais, tudo nessa novela estava trazendo novidades eimpacto na televisão brasileira. E Jayme ficou considerado pelo público emesmo pela classe artística, um grande diretor de novelas. Continuou poralguns anos na Manchete e no mesmo ano de 90 dirigiu:”Fronteiras doDesconhecido”, “O Canto das Sereias”, “Mãe de Santo”,”Rosa dos Rumos”, E ainda em 1990, dirigiu outra novela:”AHistória de Ana Raio e Zé Trovão”. Essa novela terminou em 1991, quandoentão ele dirigiu a minissérie:”O Fantasma da Ópera”. A brevehistória da TV Manchete, que existiu por apenas 10 anos, deve portantomuito ao gênio de Monjardim.

Mas a Manchete entrou em crise, após a venda da emissora para IBF – Indústria Brasileira de Formulários. Jayme Monjardim saiu de lá e em1995 fez pela Produtora TV Plus, a novela:”A Idade da Loba”, que foiao ar pela TV Bandeirantes.

Após esse intervalo, em 1999, Monjardimvoltou à Rede Globo. E foi contratado para dirigir a bonitaminissérie:”Chiquinha Gonzaga”, que foi sucesso. Nesse mesmo ano, eledirigiu a novela de Benedito Ruy Barbosa:”Terra Nostra”. Começaramaí, pelo que parece, desencontros entre o diretor e os autores das novelas, queele dirigia. Começou com Benedito, depois com Lauro César Muniz e depois comGlória Perez, quando ele dirigiu:”O Clone”. Todos se queixavam dasintromissões exageradas do diretor em seus textos. Com Glória oentrevero chegou aos jornais e a autora conseguiu que Jayme fosse afastadoda direção e fosse substituído por Marcos Schetchman . E Jayme Monjardim,ainda que tendo fina educação e bastante cultura, passou a ser tido como donode personalidade difícil e polêmica. Saiu da novela Monjardim, e saiu seudiretor musical Marcus Viana. A novela passou a ser mais leve, as músicas foramtambém mudadas. Mas o diretor continuou com prestígio na emissora e dirigiu aminissérie:””A Casa das Sete Mulheres”, em 2003,”América”, em 2005 e”Páginas da Vida”, em 2006, de autoriade Manoel Carlos.

No ano de 2004, Jayme Monjardim dirigiu umfilme que recebeu imensos elogios. “Olga”, um drama-biografia damulher do líder comunista Luiz Carlos Prestes, que morreu em mãos dosnazistas.

Jayme Monjardim foi casado com FernandaLauer, com quem teve dois filhos: Maria Fernanda e Jayme Filho . Depois secasou com a atriz Daniela Escobar, quando nasceu o filho André. O casal seseparou , quando ele dirigia:”A Casa das Sete Mulheres”. Depois, em 2007 casou-se com a cantora Tânia Maria, com quem tem uma filha de nome Maysa, em homenagem a avó paterna.

Em 2009, dirigiu a minissérie “Maysa – Quando Fala o Coração”, além de especiais da TV Globo e da novela “Viver a Vida”. E desde então mantem-se como diretor geral e de núcleo da TV Globo, em importantes produções como o especial de final de ano do cantor Roberto Carlos, e novelas como “Em Família”.

Jayme Monjardim é, sem dúvida, um dosmaiores diretores de televisão e cinema do Brasil.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação