MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JARDS MACALÉ


Jards Anet da Silva é o nome do cantor e compositor Jards Macalé. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 3 de março de 1943, Nasceu no bairro da Tijuca, ao pé do Morro da Formiga, mas sempre rodeado de música. No morro, havia o batuque .Os vizinhos gostavam de ouvir Vicente Celestino e Gilda de Abreu. Em casa, a mãe, dona Lígia, tocava piano e o pai tocava acordeom. E os irmãos Roberto e Jards cantavam em coro. O rádio estava sempre ligado, e se ouvia Marlene, Orlando Silva e Emilinha Borba. Esse o mundo musical do menino Jards, que se ligava em tudo o que ouvia. Assim mesmo a família mudou-se para Ipanema. Foi lá que lhe deram o apelido de Macalé, que era o pior jogador de futebol do Botafogo.

Mas Jards ficou adolescente e logo formou seu primeiro grupo musical: ” Dois no Balanço”, um duo. Depois veio o “Conjunto Fantasia de Garoto”, que tocava jazz, seresta, samba canção. O menino foi estudar piano e logo procurou o melhor professor: o maestro Guerra Peixe. Estudou também orquestração. Depois estudou violoncelo, com Peter Dauelsberg, violão com Turíbio Santos e Jodacil Damasceno e análise musical, com Ester Seliar. Estava resolvido: ia ser músico.

Sua carreira profissional começou em 1965, como violonista do “Grupo Opinião”. Dirigiu vários espetáculos de Maria Bethânia. Escrevia e suas composições foram gravadas por Gal Costa, Paulinho da Viola, Elisete Cardoso, Nara Leão, José Carlos Capinam e outros. Macalé criou a agência: ” Tropicarte”, para administrar espetáculos.Em 1969, participou do 4º Festival Internacional da Canção, e fez a primeira gravação da música: ” Só Morto”. Em 71, foi à Londres, a convite de Caetano Veloso. Na volta ao Brasil, lançou seu 1º LP: ” Jards Macalé”.Em 74, fez: ” Aprender a Nadar”.Em 76, foi parceiro de Moreira da Silva no samba: ” Tira os `’Os Óculos e Recolhe os Óculos”. Depois gravou: ” Banquete de Mendigos”, ” Aprender a Nadar”, “Contrastes”,” Quatro Batutas e Um Coringa”, ” Rio Sem Tom”, ” O Que Eu Faço É Música”, ” Macalé Canta Moreira”,” Amor, Ordem e Progresso”, ” Real Grandeza”, ” Peçam Bis” e outras.

Macalé é autor das músicas: ” Vapor Barato”, ” Anjo Exterminado”, ” Mal Secreto”, ” Movimento dos Barcos”, ” Rua Real Grandeza”, ” Hotel das Estrelas”,” Poema das Rosas”. Ele teve como parceiro: Capinam, Jorge Mautner, Naná Vasconcelos, Xico Chaves, Torquato Neto, Vinícius de Moraes,Abel Silva, Wally Salomão” e outros grandes nomes, como Caetano Veloso e Gilberto Gil, mas com estes rompeu, na época do Tropicalismo. E como intérpretes: Maria Betânia, Clara Nunes, Gal Costa.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação