MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JAIRO MATTOS


Jairo Mattos é ator e diretor. Atua em televisão, cinema e teatro. Ele nasceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, no dia 1º de setembro. Ele começou a fazer escola de teatro, que era o que queria, mas acabou largando-a, pois fugiu com o circo: ” Tenda Tela Teatro”, indo para a cidade de Campinas, Em meados dos anos 80, Jairo resolveu montar o próprio circo, a que deu o nome de: ” Metrópole Arte Circo”. Ele fazia o palhaço Chimarrão.

Em televisão iniciou seus trabalhos na novela: ” Barriga de Aluguel”, na Rede Globo, em 1990. Nesse ano ele foi campeão de correspondência de fãs. Em 91 fez: ” O Dono do Mundo”. Em 92: ” Deus Nos Acuda” e um episódio de: ” Você Decide”. Em 96, fez: ” O Rei do Gado”. Em 98: ” Alma de Pedra”. Em 99: ” Suave Veneno”. Em 2003:” Celebridade” e em 2005: ” Bang-Bang”.

Em 2006, o ator Jairo Mattos passou para a Rede Record de Televisão e fez: ” Bicho do Mato”. Em 2006 ainda, entrou na novela: ” Vidas Opostas”. Em 2008, fez: ” Beleza Pura”, na Globo e mais episódios de: “Sob Nova Direção” e ” Casos e Acasos”. Ainda na Globo, em 2010, esteve na novela: ” Tempos Modernos”.

Em teatro, que foi sempre o que ele mais gostou, fez inúmeras peças. Fez:”Concílio de Amor”;” Budro”; “Sonho de Um Homem Ridículo”;” O Cara Que Dançou Comigo”; ” Novas Diretrizes em Tempos de Paz”; “Barrela”;” Os Coveiros”; ” Medusa de Raybã”; ” A Queima Roupa”; ” Funck You”; ” Baby, Uma Fábula Podre”, ” A Nossa Vida Não Vale um Chevrolet”; ” Don Juan de Molière”.

Como diretor de teatro, Jairo Mattos dirigiu: ” Tem Café no Bule”; ” Mais Forte”; ” Lágrimas de Vidro”; “Carro de Paulista”, ” Assim Como Rose”; ” Leila Baby”; Getsemani”; ” Sobre A Arte de Cortar Bifes”;” O Sequestro”; ” Em Alguma Margem do Rio Bargaia”; ” Amor Por Nelson”; ” Os Cata-Dores”.

Em cinema, o ator e diretor fez mais de dez curtas e longas, entre os quais: ” Loucos por Cinema”, que conquistou prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Trilha Sonora do Festival de Brasília. Fez ainda: “Tainá”; ” Bicho de Sete Cabeças; ” O Vigilante”, que ganhou como Melhor Filme, no Festival de Moscou.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação