MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JAIRO ARCO E FLEXA


Jairo Arco e Flexa nasceu em São Paulo, em 21 de junho de 1937.

Filho do jornalista Miguel Arco e Flexa, diretor de redação do jornal A Gazeta em São Paulo, Jairo foi por muito tempo critico de Teatro da revista Veja.

Começou a carreira como ator em 1959, participando do “Grande Teatro Tupi”. Da experiência na TV foi para os palcos onde participou de várias montagens. Fez parte do elenco do Teatro Oficina onde participou do espetáculo “A Incubadeira” de José Celso Martinez Correa. Foi também do elenco do Teatro de Arena onde trabalhou com Amir Haddad e Augusto Boal.

No Cinema fez 6 filmes, com destaque para “A Arte de Amar…Bem” de Fernando de Barros, em 1970; “Independência ou Morte”  de Carlos Coimbra em 1972  e “Amor, Estranho Amor”  de Walter Hugo Khouri em 1982.

Como Diretor Teatral dirigiu o clássico de Plinio Marcos, “Navalha na Carne” de 1967, no palco do Teatro Maria Della Costa,  em São Paulo com Ruthineia de Moraes, Paulo Villaça e Sergio Mamberti no elenco.

Na TV  participou das novelas “Sozinho no Mundo” na TV Excelsior em 1963 e “Venha Ver o Sol na Estrada” na TV Record, em 1973, texto de Leilah Assumpção com direção de Antunes Filho. Mas o sucesso com o público veio mesmo a partir de 1981 quando participou com destaque de três novelas da TV Bandeirantes: “Os Adolescentes”; “Ninho da Serpente” e “A Filha do Silêncio”.

Também trabalhou sob a direção de Herval Rossano, na TV Globo, no especial “O Portador“, em 1991. Depois de se aposentar da carreira de ator foi professor universitário.

Faleceu aos 81 anos, em São Paulo, em 19 de setembro de 2018.

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação