MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JACOB DO BANDOLIM


O nome completo do músico Jacob do Bandolim é Jacob Pick Bittencourt.Ele nasceu em 14 de fevereiro de 1918 , na cidade do Rio de Janeiro e faleceu em 13 de agosto de 1969, também no Rio.

Jacob do Bandolim foi um dos principais músicos do Brasil. Bandolinista, músico, compositor.

Filho do capixaba Francisco Gomes Bittencourt e da polonesa Raquel Pick, na infância morou no bairro central da Lapa. Já nasceu gostando de música. Estudou no Colégio Anglo- Americano e fez o CPOR. Trabalhou no Ministério da Guerra, foi serventuário da Justiça do Rio, chegando a escrivão, mas logo depois foi se encaminhando para profissões musicais. Quando criança, ainda no bairro da Lapa, Jacob ouvia um vizinho francês, cego, tocar violino. Aquilo o encantava. E este acabou por ser seu primeiro instrumento. Autodidata, não se adaptou ao arco do violino e o tocava com grampos de cabelo. Depois ganhou seu primeiro bandolim., um modelo de cuia, napolitano, que ele aprendeu a tocar sozinho. Aos treze anos ouviu o seu primeiro chorinho, que alguém tocou no prédio em frente a sua casa. Apaixonou-se.Em 1933, apresentou-se para tocar na Rádio Guanabara, ainda como amador, com o “Conjunto Sereno”, de seus amigos. Tocaram: “ Agüenta Calunga”. Não gostou ele próprio de sua apresentação e começou a ensaiar dia e noite. Em 1934, tocou violão na Rádio Educadora e no Clube Ginástico Português, acompanhando cantoras de fado.

Mas se decidiu por bandolim, já em 17 de maio de 1934, quando tocou no “Programa dos Novos”, na Rádio Guanabara, e onde saiu vencedor , entre 28 concorrentes. Ele recebeu a nota máxima do júri e os jurados eram: Francisco Alves, Orestes Barbosa, e Benedito Lacerda.

E aí ele começou sua profissão, como músico e dos mais importantes do Brasil.

Suas composições: Jacob do Bandolim compôs 100 músicas. ( Torna-se difícil até enumerá-las)

Suas gravadoras:O músico gravou em inúmeras gravadoras. Começou pela Continental. Logo passou para a RCA Victor, onde ficou por muitos anos. Depois gravou pela RBS, RCA Cadmens, Selo Mis, Abril Cultural, BMG, Acustic Disc, BMG- Ariola,Tartaruga Co, Som Livre, Revivendo, Universal Records, Warner, Fremeaux, Biscoito Fino, Paris Jazz Córner Productions.

Suas gravações:Em vida, Jacob do Bandolim fez 51 gravações.. Depois seus discos foram reeditados 30 vezes. Após sua morte, foram feitas 42 gravações de Jacob do Bandolim. Sua primeira gravação foi feita em 1947, pela gravadora Continental. E a última, em 2005, pela Paris Jazz Córner Productions.

Seu casamento e seus filhos. Jacob casou-se com Adília. E eles tiveram: dois filhos. O mais velho Sérgio Bittencourt era músico e compositor, mas já é falecido A mais nova é Elena e ela preside o Instituto Jacob do Bandolim.

Sua morte: Jacob do Bandolim parecia estar bem de saúde. Foi passar a tarde com o amigo Pixinguinha, no bairro de Ramos. E lá foi tudo bem. Voltou para casa, apresentou algum cansaço, dirigiu-se aos braços da esposa Adília e caiu já morto. Era o dia 13 de agosto de 1969. Jacob do Bandolim estava com apenas 51 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação