MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JACKSON DE SOUZA


Jackson Ferreira de Souza nasceu em 27 de julho de 1917, na cidade de Sapé, na Paraíba. Era filho do também ator Modesto de Souza.

No Teatro, onde estreou em 1943, participou de “A Casa de Seu Tomaz”; “Burro de Carga”; “Grande Mulher”; “A Rainha Morta”; “Era Uma Vez Um Preso”; “Vestido de Noiva”; “Sua Excelência, o Criado”; “A Ilha das Cobras” e “O Mambembe”.

Foi no Cinema onde Jackson de Souza mais trabalhou. Ele começou em 1946, fazendo “O Cavalo 13”, e depois também atuou em “Terra Violenta”; “Fogo na Canjica”; “Caminhos do Sul”; ”Quando a Noite Acaba”; “Echarpe de Seda”; “Cascalho”; “O Comprador de Fazenda”; “Veneno”; “Mulher do Diabo”; “Agulha no Palheiro”; “Fatalidade”;  “A Outra Face do Homem”; “Mãos Sangrentas”; “Rio, 40 Graus”; “Osso, Amor e Papagaio”; “O Barbeiro Que se Vira”; “Nordeste Sangrento”; “Sonhando com Milhões”; “Brasil Ano 2000”; “As Aventuras de Um Detetive Português”; ”O Sol dos Amantes”; “Insônia”; “Memórias do Cárcere”; “Urubus e Papagaios”; “O Homem da Capa Preta” e “Jorge, o Brasileiro”.

Na Televisão, ele fez o “Grande Teatro das Segundas-Feiras”, na TV Tupi; o “Teledrama” na TV Continental; o seriado “Shazan, Xerife e Cia” em 1973 na TV Globo; o programa “A Conquista” na TV Educativa do Rio de Janeiro, em 1978; o seriado “Carga Pesada” em 1979; o “Sítio do Picapau Amarelo” em 1982; as minisséries “Rabo de Saia” em 1984 e “O Tempo e o Vento”, em 1985, na TV Globo; e a minissérie “Capitães de Areia“, na TV Bandeirantes, em 1989.

Jackson de Souza faleceu em 02 de fevereiro de 1998, em Niterói, Rio de Janeiro, aos 81 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação