PRÓ-TV


IZAURA MARQUES


Izaura Marques nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Socorro, em 1923. E faleceu, também em São Paulo, capital, em 2013. Era atriz. E sua atuação foi principalmente em rádio, mas atuou também em televisão.

Em rádio:

Izaura, ainda menina, começou em rádio. Procurou a cidade de Campinas, que já fazia radioteatro,que era sua paixão. Contou ela, em sua biografia, que subiu o elevador, chegou à emissora , falou com um chefe e ganhou um papel “mínino”numa novela.Era uma empregada.Só tinha que dizer: “ Sim, senhor”, a uma solicitação qualquer. Não se conformou. E quando ouviu a solicitação do chefe, respondeu faceira:” Pois não. O atenderei com imenso prazer. É só esperar um instante que lhe trarei o que acaba de me pedir”. Claro que todos s espantaram. E pensaram: “ Que menina saída. Que coisa!. Saiu inteiramente do papel!”.Izaura tremeu, mas o diretor geral gostou, a contratou e a partir daí Izaura Marques teve uma carreira que durou 40 anos e sempre com papeis principais.

Logo a moça transferiu-se para a capital paulista. E atuou em várias emissoras. Foi da Rádio São Paulo, Piratininga Excelsior, Nacional.

Em televisão:

Atuou ainda na Televisão Paulista, a segunda emissora e ser inaugurada, onde conheceu Antônio, que era câmera na emissora e que com ela se casou.

Vida pessoal:

Izaura e Antônio se casaram, ficaram a vida toda juntos, tiveram filhos e netos. Ela aposentou-se em 1985, mas não parou. Fez, na USP, um programa para a 3ª idade. Fez cursos de jornalismo e oficina de textos Izaura e Antônio tiveram duas filhas e cinco netos.

Como escritora:

Izaura publicou livros e sempre dizia, com seu ar brincalhão: “ A vida nos transforma em contadores de histórias”.

A viuvez, a morte:

Izaura ficou viúva, em 1968. Estava ainda muito nova, mas não quis mais se casar. Gostava de viver e dizia que a morte chegaria” quando tivesse que chegar”. E isso só aconteceu em 2013, quando uma neoplasia no estômago a levou para sempre. Estava com 90 anos. E deixou muita saudade,pois gostava muito de receber visitas, comer pão de queijo e tomar café. Grande criatura humana, Izaura Marques deixou saudade.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais