PRÓ-TV


IVON CURI


Ivon Curi, cujo nome de registro é Ivon José Cury, nasceu em Caxambu, cidade balneária do sul deMinas Gerais, em 5 de junho de 1926. Os irmãos mais velhos de Ivon eramlocutores da Rádio Nacional, a maior emissora brasileira, situada no Rio deJaneiro. Seus nomes: Alberto e Jorge Cury. Por estar muitas vezes com osirmãos, Ivon foi fazendo amizades no ambiente artístico e teve coragemde mostrar seus dotes artísticos de cantor, pois antes ele era um simplescauxeiro-vendedor.

Passou então a cantar em festas e shows , desde oano de 1944. Era um garotão alto, moreno, bonito. E cantava sambas-canção e cançonetas francesas. Era influenciado pelo cantor francês Jean Sablon. Suavoz melodiosa , bonita, aliada a sua aparência de galã, fazia sucesso. E em1947, conseguiu seu primeiro contrato com a Rádio Nacional. Na emissoracantavam ídolos do Brasil, como Dalva de Oliveira, Ângela Maria, EmilinhaBorba, Marlene.Logo, porém, Ivon transferiu-se para a Rádio Tupi. E isso foibom para ele, pois veio para São Paulo, e quando a Televisão Tupi foiinaugurada na capital paulista, em 1950, o jovem cantor mineiro foi convidadopara cantar com Hebe Camargo a música:”Meu Pé de Manacá”. E issofoi gravado em película, se constituindo em um dos poucos registros da época.Ivon Curi, ao lado de Hebe Camargo, cantando Manacá, foi inúmeras vezesrepassado nas telas da televisão.

Em 1949, um ano antes da inauguraçãoda televisão, Ivon já havia gravado pela Continenntal, ao lado de CarméliaAlves, o baião: “Me Leva”. Em 50, participou ainda do filme:’Avisoaos Navegantes”. E , no ano seguinte, “Aí Vem o Barão”. E, em52, atuou no filme:”Barnabé, Tu És Meu”. Depois gravou emfrancês:”La Vie en Rose”; “C’est Si Bon”. Emseguida gravou músicas de sua autoria, pois Ivon era também compositor. Gravou:”Obrigado”; “Tá Fartando Coisa EmMim”;”Humanidade”. Foi nessa época, 1952, que começou a incluirem seus shows, piadas e brincadeiras. Era um show-man, um cançonetista e faziamuito sucesso. Era amado pelo público. E também tinha repertório de músicasnordestinas. Gravou:”Ë Fogo Na Roupa”; “Baião das VelhasCantigas”; “Farinhada”;”O Xote das Meninas”;”João Bobo”; “Beija-Flor”. Excursionou então pela Europa,fez muito sucesso em Portugal, tendo sido considerado o melhor cantor do Brasil.

Em 1961, casou-se com Ivone. Esteve uns anos afastadoda vida artística, mas em 84 voltou, fazendo uma retrospectiva desua carreira, e fez sucesso. Lançou novas canções. Em 1977,porém, a Continental já havia lançado o LP “Ivon Curi”. Em 84,quando ele voltou aos shows, fazia 40 anos de carreira. Em 87, lançou odisco:”Ivon Curi, Ontem e Hoje”, arrebatando o público, que tinhasaudade. Em 93, gravou :”Douce France”. E sua úlltima gravaçãofoi:”O Forró do Beliscão”, em 1995.

Além de cantor, compositor e show-man, Ivon Curitambém foi ator e comediante, tendo participado,entre outros, noprograma:”Adoráveis Trapalhões”.

Grande cantor e grande figura humana, Ivon Curi faleceuem 24 de junho, de 1995, na cidade do Rio de Janeiro.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais