MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


IVETE BONFÁ


Ivete Bonfá nasceu na capital paulista, em 4 de março de 1940.

Ela começou estudando teatro com Eugênio Kusnet, na década de 1960. Estreou na Companhia de Teatro Nidia Lycia e Sérgio Cardoso. Ela nunca abandonou o palco, mesmo tendo trabalhado em cinema e na televisão.

Em Televisão, Ivete começou em 1967, fazendo a novela “Yoshico, Um Poema de Amor“, na TV Tupi. Em 1969, fez na TV Globo, a novela “A Cabana do Pai Tomás”. Fez depois na TV Record, em 1972, a novela “O Tempo Não Apaga” e no ano seguinte, na mesma emissora, “Venha Ver O Sol Na Estrada”.

Depois voltou a TV Tupi e fez, em 1975, a novela “Vila do Arco“, e em 1976, “Canção Para Isabel“. Em 1981, na TV Cultura, participou da minissérie “Floradas na Serra” e em 1982, na mesma emissora, esteve em “O Tronco do Ipê“. Em 1984, no SBT, participou da novela “Meus Filhos, Minha Vida” e em 1990 fez seu único trabalho na TV Globo, a minissérie “Boca do Lixo”.

No Cinema, Ivete Bonfá foi uma presença constante e começou em 1973 com  “Anjo Loiro”, “A Super Fêmea” e ” O Detetive Bolacha Contra o Gênio do Crime”. Em 1975 fez “Ainda Agarro Esse Machão” e “O Rei da Noite”. Em 1976, esteve em “Já Não se Faz Amor Como Antigamente”, e em 1978, foi a vez de participar de “O Estripador de Mulheres”; “Mulher Desejada” e “Seduzidas Pelo Demônio”.

Em 1979, esteve em mais três filmes: “O Caçador de Esmeraldas”; “Sinfonia Sertaneja” e “Diário de uma Prostituta”. Em 1980 atuou em “Colegiais e Lições de Sexo” e em “A Virgem e o Bem Dotado”. De 1982 a 1985, Ivete Bonfá participou de sete pornochanchadas e, em 1991, fez sua última participação no filme “Sua Excelência, o Candidato”.

Ivete Bonfá faleceu em 30 de março de 1991, na capital paulista, depois de ficar em coma devido a complicações após uma cirurgia de lipoaspiração e redução de seios. A atriz tinha 51 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação