PRÓ-TV


IVAN MESQUITA


Ivan Mesquita nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de março de 1932.

Sua carreira artística começou na Rede Excelsior de Televisão, em 1964. Sua primeira novela foi: ” Mãe”. Ainda no mesmo ano fez: ” A Moça que veio de longe”, novela que fez muito sucesso . Fez ainda: ” Melodia Fatal” e ” Folhas Ao Vento”.Ele era então ” pau pra toda obra”,ou seja, seu tipo adaptava-se a muitos papeis.Em 65 fez: ” Os Quatro Filhos” e ” A Deusa Vencida”. Em 66: ” As Minas de Prata”. Em 67:” O Grande Segredo” Todas essas novelas aconteceram na TV Excelsior, que era muito importante na época. Em 1968, Ivan Mesquita transferiu-se para a TV Tupi e participou de: ” Amor Sem Deus”. Em 69, foi para a TV Record, e fez: ” Algemas de Ouro”. Voltou à Tupi, em 1970 e participou de: ” As Bruxas” e” O Meu Pé De Laranja Lima”. Em 71, ainda na Tupi: ” Nossa Filha Gabriela”. Em 72 “Na Idade do Lobo” e a importante novela de Geraldo Vietri: ” Vitória Bonelli”. Em 73, fez outra novela importante, de Ivani Ribeiro: “Mulheres de Areia”.Em 74: ” A Barba Azul”. Em 75: ” Ovelha Negra”. Em 76:” Canção Para Isabel”.Observação: Ainda que estando no começo de sua derrocada, a Televisão Tupi fez na década de 70 grandes novelas, de tanto sucesso, que várias foram reapresentadas e readaptadas anos depois.

Em 1978, Ivan Mesquita passou para a Rede Globo e fez: ” O Pulo do Gato”.Em 80, fez: ” Água Viva”.Em 81: ” O Amor è Nosso” , ” Ciranda de Pedra” e ” Terras do Sem Fim”. Em 82: ” Caso Verdade”, um seriado e a novela: ” Sol de Verão”. Em 84: ” Partido Alto” e ” Corpo a Corpo”. Em 85, participou da importante minissérie: ” Grande Sertão-Veredas”. Em 86: ” Sinha Moça”. Em 90: ” Rainha da Sucata”. Em 92: ” Tereza Batista”. E em 2001, outro grande seriado: ” Os Maias”.

Em cinema, Ivan Mesquita começou em 1967, fazendo: ” O Anjo Assassino”. Em 68: ” Anuska, Manequim e Mulher”. Em 73:” Um Caipira em Bariloche” e em 83: ” Gabriela, Cravo e Canela”.

Ivan Mesquita foi sempre considerado um grande ator.

Ele foi também diretor. Em 1965, dirigiu o filme: ” A Ilha dos Sonhos Perdidos” e em 1968: ” Amor Sem Deus”.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais