MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


IVAN JUNQUEIRA


Ivan Nóbrega Junqueira nasceu em 03  de novembro de 1934, no Rio de Janeiro.

Entrou para a faculdade de Medicina e depois para a de Filosofia, mas não terminou nenhuma delas. Tornou-se jornalista em 1963 e foi atuar na redação da Tribuna da Imprensa, passando depois pelo Correio da Manhã, Jornal do Brasil e O Globo.

Foi diretor do Centro de Informações das Nações Unidas no Rio de Janeiro entre 1970 e 1977 e supervisor editorial da Editora Expressão e Cultura. Também foi assessor do escritor Rubem Fonseca na Fundação Rio.

Premiado poeta, ensaísta e crítico literário, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2000, em sucessão ao poeta recifense João Cabral de Melo Neto.

Foi assessor da Fundação Nacional de Artes Cênicas (Fundacen) de 1987 a 1990, e em 1991 foi trabalhar na Funarte – Fundação Nacional de Arte.

Seus livros foram traduzidos para várias linguas e ele foi membro do PEN Clube do Brasil. Em 1998, recebeu a Medalha Cruz e Sousa; e em 1999, a Medalha Paul Claudel, da União Brasileira de Escritores.

Ivan Junqueira faleceu no Rio de Janeiro aos 79 anos de idade, em 03 de julho de 2014, e foi sepultado no Mausoléo dos Imortais da ABL no Cemiterio São João Batista.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação