MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ÍTALO ROSSI


Ítalo Balbo Di Fratti Rossi nasceu na cidade paulista de Botucatu, em 19 de janeiro de 1931.

Ítalo Rossi iniciou sua carreira no Teatro, em 1954, no espetáculo “O Pensamento” e em 1955, participou de “Recital Fernando Pessoa”. Passou para o TBC- Teatro Brasileiro de Comédia e fez, em 1956, “A Casa de Chá do Luar de Agosto”, com direção de Maurice Vaneau, e ganhou o prêmio de Ator Revelação pela ABCT. No ano seguinte, com “Os Interesses Criados“, ganhou o prêmio de Melhor Ator, sob direção de Alberto D’Aversa.

Atuou em grandes montagens teatrais, se destacando em “Vestir os Nus’; “Pedreira das Almas’; “Panorama Visto da Ponte” e “O Beijo no Asfalto”. Em 1959, junto com Fernanda Montenegro, Fernando Torres e Sérgio Britto, ele montou o Teatro dos Sete, companhia que durou seis anos, nos quais ele se dedicou a ela com exclusividade.

Em 1960, Ítalo Rosi foi novamente premiado com a peça “A Pulga Atrás da Orelha”. Em 1965, fez “Os Amantes” e também se destacou depois em “O Sr. Puntila e Seu Criado Matti”; “Oh, Que Delícia de Guerra”; “Dorotéia Vai à Guerra”; “A Noite dos Campeões”; “O Santo Inquérito”; “Quatro Vezes Backett”; “As Tias” e “Encontro com Descartes e Pascal”.

Na Televisão ele chegou bem jovem, em 1955, no “Teatro de Cacilda Becker” na TV Record. No ano seguinte foi para a TV Tupi e atuou em “Grande Teatro Tupi”; “Teatrinho Trol”; “Teatro das Segundas Feiras” e o “TV de Vanguarda”. 

Ainda na TV marcou presença constante e na TV Tupi-Rio participou das novelas “Vitória” e “Sonho de Amor”. Na TV Paulista fez “Padre Tião” em 1965, e em 1969, de volta a TV Tupi fez as novelas “Um Gosto Amargo de Festa”; “E Nós, Aonde Vamos?” e “Jerônimo, o Herói do Sertão”. Na TV Globo, em 1975, fez a novela”Bravo!“, e depois esteve em “Vejo a Lua no Céu”; “Escrava Isaura”; “Brilhante”; “Parabéns Pra Você’ e “Transas e Caretas”.

Em 1985 foi para a TV Manchete e atuou na minissérie “Tudo em Cima” e em 1988 na TV Bandeirantes, participou da minissérie “Chapadão do Bugre“. Voltou para a TV Globo em 1989, e fez as novelas “Que Rei Sou Eu?”; “Araponga” e “Olho no Olho”; a minissérie “Engraçadinha, seus Amores e Seus Pecados” e a novela  “Esplendor”. Novamente foi para a TV Bandeirantes atuar na novela “Serras Azuis”, e retornou para a TV Globo em 2002 para atuar nas novelas “Coração de Estudante”; “Kubanacan”; “Senhora do Destino” e “Belíssima”. 

Ítalo Rossi fez também muitos filmes, sendo o primeiro em 1953, que foi “Esquina da Ilusão“, mas também atuou com destaque em “O Homem dos Papagaios”; “O Pão que o Diabo Amassou”; “E o Espetáculo Continua”; “Society em Baby Doll”; “Paraíba, Vida e Morte de um Bandido”; “O Engano”; “O Bravo Guerreiro”; “Noite Sem Homem”; “A República dos Assassinos”; “Doida Demais”; “A Grande Noitada” e “Maria, Mãe do Filho de Deus”.

O último trabalho de Ítalo Rossi foi no seriado “Toma Lá, Dá Cá”, vivendo o personagem Ladir Miranda, ao lado de Miguel Falabella e Arlete Salles, na TV Globo,em 2008/2009.

Ítalo Rossi faleceu em 2 de agosto de 2011, aos 80 anos de idade, de complicações respiratórias, na cidade do Rio de Janeiro.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação