PRÓ-TV


ÍTALO ROSSI


Ítalo Rossi tem como nome de registroItalo Balbo Di Fratti Coppola Rossi. Ele nasceu na cidade paulista de Botucatu,em 1931. Ítalo iniciou sua carreira no teatro. Mas ainda era bem jovem quandoparticipou em grandes espetáculos da TV Tupi de São Paulo. Fez o “Teatrodas Segundas Feiras”e o “TV de Vanguarda”. Eram teatrosimportantes do início da televisão. E fez principalmente constantesapresentações no “Grande Teatro Tupi”, da TV Tupi do Rio deJaneiro, com os colegas Sérgio Britto, Fernanda Montenegro, Nathalia Thimberg eoutros. Depois passou para o TBC- Teatro Brasileiro de Comédia e fez jáa primeira peça, em 1956, que foi: “A Casa de Chá do Luar deAgosto”, de John Patrick, com direção de Maurice Vaneau. EÍtalo ganhou o prêmio:Ator Revelação,pela ABCT. No ano següintecom:”Os Interesses Criados”, ganhou o prêmio de Melhor Ator,sob direção de Alberto D’Aversa . Ainda com o mesmo diretor, Ïtalo fezem 1958:” Vestir os Nus’; “Pedreira das Almas’; “PanoramaVisto da Ponte’. Em 1959, junto com Fernanda Montenegro, Fernando Torres eSérgio Britto, Ítalo Rossi montou O Teatro dos Sete, companhia que durou seisanos. Ïtalodedicou-se a ela com exclusividade. O espetáculo de estréiafoi : “O Mambembe”.

Em 1960, Ítalo Rosi foi novamentepremiado com a peça;”A Pulga Atrás da Orelha”. Em 1965, Ítalofez:”Os Amantes”; “A Coleção”. Depois atuou em :” OSr Puntila e Seu Criado Matti”. Em 67 fez “Oh, QueDelícia de Guerra”. Em 1970 teve atuações expressivas, como:”Dorotéia Vai à Guerra”; “A Noite dos Campeões”; “O SantoInquérito”; “Os Emigrados”; “Os Veranistas”.Após algum tempo distante dos palcos, em 1980 fez três peças intimistas, queforam:’Quatro Vezes Backett”; “Encontro com Fernando Pessoa’;”Encontro com Descartes e Pascal”. ganhou com esses espetáculosvários prêmios sucessivos, como Melhor Ator.

Além das peças de teatro, ondesempre brilhou, Ítalo Rossi esteve muitos anos na televisão, onde trabalhoudesde 1963 a 2005. Na TV Tupi-Rio participou das novelas: “Vitória’;”Sonho de Amor”.. Na TV Paulista fez: “Padre Tião”. Na TVTupi fez: ” Um Gosto Amargo de Festa”; “E Nós,AondeVamos?”; “Jerônimo,o Herói do Sertão”. Na TV Globo:”Bravo”; “Vejo a Lua no Céu”; “Escrava Isaura”;”Brilhante”; “Parabéns a Você’; “Transas e Caretas”;”Araponga”; “Olho no Olho”; “Engraçadinha, seus Amorese Seus Pecados”; “Esplendor”; “Kubanacan”;”Senhora do Destino”; “Belíssima”. Na TV Manchete fez :”Tudo Em Cima”. Na TV Bandeirantes:”Chapadão doBugre”.

Ítalo Rossi fez também muitosfilmes, sendo o primeiro em 1953 e o último em 2003. Fez:”UmaVida Para Dois”; “O Homem dos Papagaios”; “O Pão que oDiabo Amassou”;”E O Espetáculo Continua”;”Society em Baby -Doll”;”Paraíba, Vida e Morte de Um Bandido”; “ADerrota”;”Cara a Cara”; “OEngano”;”Desesperado”; Ó Bravo Guerreiro”; “ARepública dos Assassinos”; “Doida Demais”; “A GrandeNoitada”; “Maria, Mãe do Filho de Deus”.

Com rica filmografia, imensasérie de trabalhos em televisão, e suas grandes performances em teatro, ÍtaloRossi é considerado por muitos um dos maiores dentre nossosartistas.

Faleceu em 2 de agosto de 2011, aos 80 anos.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais