PRÓ-TV


ISMÊNIA DOS SANTOS


Ismênia dos Santos nasceu em 19 de março, de 1910 e faleceu em 28 de agosto de 1963. Ela foi cantora e radioatriz.Em sua época ,as radionovelas eram famosas e ela estrelou várias. Como cantora, gravou vários discos.

Seus discos:

Sua primeira gravação foi em 1931, pela gravadora Odeon. Foi a música: “ Meu Amor Brigou Comigo”. Em1935, ela gravou: “ Da Discussão Nasce a Luz”, de um lado e do outro: “ Uma Bebedeira”. Eram, naquele tempo, discos de 78 rotações, com uma só música de cada lado.Em 1936, Ismênia gravou: “Professora na Roça”, de um lado e “ Festa de São João”, do outro. Em 1940, ela gravou, pela RCA-Victor: “ Voz do Dever”. Essa gravação, que Ismênia fez em 1940, foi o lado do grande cantor , muito famoso na época, Orlando Silva.

Em radioteatro:

As emissoras de rádio eram praticamente regionais. Havia as principais do Rio de Janeiro , entre as quais a Rádio Nacional, a Mauá e depois a Tupi, a Mayrink. E as de São Paulo, onde duas emissoras eram Associadas, a Tupi e a Difusora e havia ainda a São Paulo, Panamericana, a Record, que pertenciam a Paulo Machado de Carvalho e eram Emissoras Unidas. A Rádio São Paulo foi a que por mais tempo fez radionovelas. E no Rio a principal era a Rádio Nacional.

Ismênia dos Santos foi considerada a radioatriz com a voz mais linda do Brasil.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais